quinta-feira, 19 de setembro de 2019

A ÚNICA MULHER


Resenha por Mara Carvalho

Título: A única mulher
Autora:Marie Benedict
Editora: TAG experiências em parceria com a Editora Planeta
Ano de publicação: 2019
Páginas: 320

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Marie Benedict, escritora americana, nos apresenta um romance biográfico da famosa atriz Hedy Lamarr, nascida em em Viena, Áustria em 1914 e falecida em 19 de janeiro de 2000 nos EUA.

Inicia com a vida da jovem australiana de 19 anos  Hedy Kiesler, já conhecida por sua representação polêmica no filme “Êxtase” em 1933. Logo após ela passou a atuar no teatro num papel de muito destaque que a tornou ainda mais conhecida com a personagem Sissy, Imperatriz da Áustria.

Muito aplaudida por todos, ela encanta um certo Sr. Friedrich Mandl, riquíssimo e poderoso, dono de fábricas de  munições e armamentos militares.

Friedrich era um homem que despertava em Hedy sentimentos controversos. Ela era judia e seu pai a convenceu de que Friedrich seria uma segurança para eles com a  proximidade do início da segunda guerra. Mas  ela sofria com a incerteza de relacionar-se ou não com ele, devido ao tipo de pessoas com quem ele negociava.

Pressionada pelos pais a se casar ela entra em um mundo muito diferente do seu e aí Hedy começa a representar um outro papel, o papel de esposa ,de Sra. Mandl.

O livro questiona o papel social da mulher. Ser bela e inteligente não combinava naquele mundo.

Hedy era uma mulher inteligentíssima e tentou contribuir para o final da guerra com a criação de um artefato para inibir a eficiência dos torpedos dos submarinos inimigos, mas, assim como muitas mulheres, Hedy Lamarr também teve seu feito científico boicotados  pelo simples fato de ser mulher.

Após muitos anos a história tenta resgatar o real valor  de tantas mulheres que tiveram seus inventos censurados num clara demonstração de sexismo.

Um livro maravilhoso, tudo que eu disser desse livro ainda fica aquém do valor da obra!

É um livro que recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs