terça-feira, 14 de agosto de 2018

NÃO NASCEMOS PRONTOS !


Apreciação por João de Carvalho
 
Título: Não nascemos prontos!
Autor: Mário Sérgio Cortella
Editora: Vozes Nobilis
Edição: 19ª
Página: 134


Pontuação: 5/5

Apreciação:

 Mário Sérgio Cortella, nascido em Londrina – PR, aos 05.03.1954, filósofo, escritor com mestrado em Educação, docente da PUC-SP. É professor convidado da Fundação Dom Cabral. Foi secretário da Educação de São Paulo, tendo sido assessor especial e chefe de gabinete do Professor Paulo Freire. É muito conhecido por entrevistas que dá nas TVs do País. Suas Obras são múltiplas e merecem ser conhecidas.

 É um livro que está na 19ª edição, cujo conteúdo central são provocações filosóficas. É um livro inspirador, com dezenas de belas, oportunas e consistentes citações, sempre adaptadas aos assuntos propostos em cada capítulo. É um livro de agradável leitura, abordando temas de atualidade, provocando sempre uma vontade inspiradora.

 Quando estamos satisfeitos nos acomodamos, nos rendemos à sedução de repouso e nos imobilizamos. Cortella em cada capítulo provoca o leitor à uma discussão”. Quanto mais se nasce pronto, mais a gente se torna refém do que já se sabe, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que a gente se torne prisioneiro de situações, que por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.

 São 31 capítulos curtos, mas densos de mensagens atuais propostas com força e densidade de conhecimentos, sempre corroborada por citações adaptadas ao conteúdo expresso de cada assunto. Leitura fácil, corrente, bonita, substanciosa, sempre buscando um modo novo e convincente de exprimir os fatos em análise. Capítulos pequenos, mas densos de conteúdos filosóficos, sem cair na monotonia, nem na indigência intelectual. Interessante a cobertura de múltiplos acontecimentos por ele citados e registrados nos últimos 30 anos (1987/2018) em “Memórias de Marguerite”. Li este livro, em apenas um dia de folga e me senti recompensado porque não me cansei, nem desisti de continuar lendo até à última página.

 Recomendo a leitura destas atraentes “provocações filosóficas”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs