sábado, 23 de junho de 2018

A CIVILIZAÇÃO DO ESPETÁCULO

Apreciação por João de Carvalho

Título: A Civilização do Espetáculo
Autor: Mário Vargas Llosa
Editora: Objetiva
Ano: 2013
Páginas: 206

Pontuação: 5/5
  
Apreciação: 

É uma obra de um dos mais importantes e destacados escritores da atualidade: Mário Vargas Llosa. Peruano, jornalista, dramaturgo, ensaísta e crítico literário. Recebeu notáveis e valiosos prêmios, inclusive “O Prêmio Nobel de Literatura” em 2010. Seu berço foi em 1936, em Araquipa (Peru).

Agora, destacamos e analisamos seu livro “A Civilização do Espetáculo”, que é uma radiografia do nosso tempo e da nossa cultura, feito com competência, conhecimento e talento. Eis, as palavras introdutórias, autoescritas por este brilhante intelectual:
Este pequeno ensaio não tem a aspiração de aumentar o já elevado número de interpretações sobre a cultura contemporânea, mas fazer constar a metamorfose pela qual passou aquilo que entendia por cultura quando minha geração entrou na escola ou na universidade”.

A gente nota que o livro, no final de cada capítulo, traz sempre com destaque títulos denominados “Antecedentes”, com assuntos variados, atraentes e oportunos. Demonstra que conforme vai passando o tempo, os valores vão mudando e o que é considerado Cultura, também muda muito. Vargas Llosa escreve que a  “Civilização do Espetáculo é a de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigentes é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal”.  Mas, transformar em valor supremo essa propensão natural é divertir-se, tem como consequência a banalização da cultura, a massificação aliada à frivolidade  cultural de nosso tempo.

Em suma, são seis capítulos densos de observações, análises e conclusões importantes que nos dão uma profunda e valiosa radiografia do que é considerado Cultura no nosso tempo. Mário Vargas afirma que
 “A cultura, no sentido tradicionalmente dado a esse vocábulo, está prestes a desaparecer”.  Ele faz isto com um olhar inconformista.
É um livro de ideias e ponderações muito atualizadas.  Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs