quinta-feira, 2 de março de 2017

O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO

Resenha por João de Carvalho

Título: O Apanhador no Campo de Centeio
Autor: Jerome David Salinger
Publicado em 1951
Editora: Editora do autor
Páginas : 208

Apreciação: 5/5

Resenha:

O autor é o americano Jerome David Salinger, louvado pela crítica que é unânime em afirmar que este livro é “um raro milagre de ficção” (Clifton Fadiman) mas, “Literária e eticamente, uma obra genial” (Jos Steen).

É quase um clássico, aclamado como “o romance da Inocência”.

“O romance de apenas 159 páginas em que o menino Holden Caulfield, 16 anos de idade conta sua aventura de adolescente. Holden é filho de um advogado de grandes companhias em Nova York.
Foi internado num Colégio dispendioso, no interior da Pensilvânia. Agora, será expulso desse colégio interno porque não quer estudar e é um menino rebelde. Foge do Colégio, dois dias antes do começo das férias de Natal. Viaja para Nova York, em rapidíssimos trens de ferro. Afunda-se por quarenta e oito horas nos “bas-fonds” da grande cidade. Bebe um pouco, é roubado, encontra-se num hotel suspeito com uma prostituta, seguem-se outras situações amorosas com outras jovens”. Finalmente, encontra-se com sua irmã Phoebe que leva o fugitivo à casa paterna. Os pais o enviam para outro colégio, e, a história continua com a aventura de Holden.

Estará resolvido o conflito deste adolescente? Será um romance de infantilismo ou infantil? Qual o desfecho desta obra tão elogiada pela crítica? A leitura de seu conteúdo, pelos apreciadores deste gênero, dará a resposta que o leitor espera.

Aliás, o enredo é simples, comum, muito verdadeiro, muito atual e discutido. Salinger, nascido e crescido em Manhattan teve uma rápida passagem pelas universidades de Nova York e Coimbra antes de dedicar-se à literatura.

“O Apanhador” foi aplaudido entusiasticamente ao ser publicado em 1951. É o único romance escrito por ele, os demais são contos.

Ele deixou escrito que “Sou um paranóico ao contrário. Suspeito que as pessoas conspiram para me fazer feliz”. Salinger nasceu em 1919 e faleceu em 2010, nos EUA.

Vale a pena Ler o livro, porque é curto e bem caracterizado pela sua mensagem para os dias atuais.


Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs