sábado, 18 de março de 2017

O PRÍNCIPE E O MENDIGO

Resenha por Mara Carvalho

Título: O Príncipe e o Mendigo
Autor: Mark Twain (1835-1910)
Editora: B Editora Brasileitura
Coleção: Literatura Juvenil
Páginas: 16

Apreciação:  5/5

Resenha:

Conhecido como Mark Twain, cujo nome verdadeiro do autor era Samuel Langhorne Clemens  (1835-1910), nascido na Flórida, no estado do Missouri. Foi aprendiz de impressor. Trabalhou em jornais. Foi piloto de barcos. Foi soldado, minerador e jornalista. Foi sobretudo escritor de espírito indomável, sendo chamado “O Homero do Mississipe”.

A trama da bela, simples e atraente história desse livro, se dá entre o Príncipe Edward que quis se passar por mendigo e Tom, menino pobre, que queria tornar-se príncipe.  Num encontro deles decidiram, portanto, inverter os papéis. E assim aconteceram as mais variadas peripécias vividas por eles. Tom é aclamado como Rei, após a morte de sua majestade. Somente ao final, é que há reconhecimento da verdadeira identidade de cada um deles. Tom recebeu os melhores e mais destacados elogios por ter governado com bondade e sabedoria. Edward VI governou com inteligência e conhecimento, permanecendo na memória do povo como um grande soberano. Tom foi destacado como “Pupilo do Rei” e teve garantida vida tranquila para sua mãe e suas irmãs.

A grande mensagem do Livro é que cada um deve estar satisfeito e feliz com a própria situação, mas sempre lutando pela sua melhor forma de exercê-la. Nem tudo que reluz é ouro. O verdadeiro príncipe em sendo mendigo, aprendeu a tratar bem o povo, porque padeceu suas dificuldades, na própria carne.


É um ótimo livro! Vale a pena lê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs