domingo, 25 de outubro de 2015

ZÉ BAIANO - UMA LENDA DA VÁRZEA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Zé Baiano - Uma lenda da várzea
Autor: Rildo Parreiras
Editora: agbook
Páginas: 129

Pontuação: 5/5

Resenha:


Rildo Parreiras nos brinda com um livro recheado de emoções. A sua infância simples e um ícone local.

Zé Baiano, pedreiro de profissão, casado com D. Maria e pai de nove filhos, foi um daqueles homens que chega para mudar vida dos outros. 

Respeitado por todos e utilizando-se do futebol, que era o lazer preferido das crianças, jovens e até adultos do bairro Santa Maria,  plantava, dentro de cada um, os valores que ele próprio carregava: o respeito, disciplina, responsabilidade, compromisso e ética. Além de exigir frequência escolar e notas boas na escola.


Foi um homem que fez diferença na vida daqueles jovens. Pra frequentar o time não podia fumar nem beber. Na simplicidade daquele campinho de terra batida era ensinado muito mais que futebol. O time era levado muito a sério, era a alma de Zé Baiano.

O livro foi escrito com emoção do início ao fim, com uma sinceridade que deixa um nó na garganta, destaco em especial esta fala:

“Sem medo de errar posso falar:
Se não fosse o Zé, a maioria de nós se perderia no mundo, como navio à deriva, no mar da vida em fúria, levando pancadas pra tudo que é lado.
Não ensinou o português, nem matemática, mas nos conduziu por caminhos do bem, dos sonhos, da magia. Página especial de nossas vidas, uma lenda.
Não ganhou nenhum título de expressão, não que eu saiba, mas ganhou um lugar especial em nossos corações, lugar de celebridade, de quase um pai.”
Zé Baiano com o neto Antônio Júnior (1996)


E após tantos anos percebe-se que aquela semente deu frutos, ela floresceu dentro de cada um daqueles meninos, hoje maridos, trabalhadores e replicadores dos ensinamentos de Zé Baiano.

Uma belíssima e merecida homenagem !

Claro que indico a leitura!!!



2 comentários:

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs