segunda-feira, 5 de setembro de 2022

DONA FLOR E SEUS DOIS MARIDOS

 

Resenha por João de Carvalho

Título: Dona Flor e Seus Dois Maridos

Autor: Jorge Amado

Editora: Cia. Das Letras

Ano: 1967

Páginas: 488

Pontuação: 5/5 

Apreciação:

 
Jorge Amado (1912 – 2001) nasceu no município baiano de Itabuna, sendo filho de fazendeiros do cacau. Em 1933 publicou o romance “Cacau” que se esgotou em apenas um mês. Fato inédito naquela época. Em 1945 filiou-se ao partido comunista. Casou-se com a escritora Zélia Gattai. Foi deputado constituinte, infelizmente cassado, na época da ditadura Vargas em 1946. Foi exilado. Voltou ao Brasil em 1952, dedicando-se completamente à literatura, na qual encontrou o meio hábil de expressar seu talento, reconhecido no Brasil e outras Nações. 

Suas obras principais foram as seguintes: Gabriela, Tieta, Dona Flor e seus dois Maridos, Tenda dos Milagres, Capitães de Areia, etc. 

Jorge Amado foi um dos escritores mais lidos de todos os tempos, porque conseguiu traçar um vasto e apreciado painel do povo brasileiro. Produziu uma obra literária com mais de 30 volumes entre romances, biografias e livros infantis. Seus romances alcançaram repercussão mundial, sendo traduzidos para mais cinquenta línguas estrangeiras. Um sucesso na época e uma mensagem para o Brasil de hoje. Foi da Academia Brasileira de Letras. Espelhou-se, com sucesso no seu autor preferido Dickens, famoso escritor inglês. 

Em “Dona Flor e seus dois Maridos”, atingiu um sucesso admirável, tendo se transformado em filme, sendo muito apreciado especialmente pelo público masculino, que não cessa de louvar- lhe o talento, com um enredo cativante, especialmente pelo talento físico de uma mulher vivida por uma das atrizes mais valorizadas do Brasil, e sua capacidade de interpretação (Sônia Braga).

Personagens principais: Vadinho, Teodoro, Dona Flor, Dinorá, Dionísia de Oxóssi, etc.

Dona Flor sentia-se feliz com os dois maridos: um a satisfazia como amante; o outro, como esposa”. 

Enfim, tenho o prazer de fazer parte dos brasileiros leitores das obras de Jorge Amado.                       

Recomendo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs