terça-feira, 5 de julho de 2022

HISTÓRIAS FANTÁSTICAS

Resenha por João de CArvalho 

Título: Histórias Fantásticas

Autor: José Paulo Paes (Coordenador)

Editora: Ática - SP

Edição ano: 2ª - 2002

Páginas: 144


Pontuação: 5/5

 Apreciação:

 

A Editora Ática, através da Coordenação Geral e seleção de textos feita por José Paulo Paes, em seu volume 21 “Para Gostar de Ler”, brindou a nós leitores com “Histórias Fantásticas”, excelentes, especiais e agradáveis. Vejam esta relação superoportuna com endereços bem atuais:

 

1 - EDGAR ALLAN POE com “O Retrato Oval” e “Manuscrito encontrado numa garrafa”. Autor que foi o mestre do fantástico e do sobrenatural em “O Corvo” e “O Escaravelho de Ouro”.

 

2 – LIMA BARRETO com “Sua Excelência”, escrevendo também o perfil de um político do império, em estilo irreverente que é sua especialidade.

 

3 – GUY DE MAUPASSANT, apresentando a primeira versão de “O Horla”, no qual se registra o mistério e suspense em clima de ficção científica. Ele, neste conto, relata um ser estranho e misterioso.

 

4 – MOACYR SCLIAR, gaúcho, em “As Ursas” fala de uma maldição estranha que se perpetua de geração em geração; e, em “Uma Casa” registra a história de um homem que habita um mundo onde a realidade e a ilusão se misturam.

 

5 – CHARLES DICKENS, um autor que diverte e faz pensar em “O Sinaleiro” prende a atenção do leitor, pelo suspense, ao mostrar a perturbação de um homem diante de uma estranha visão.

 

6 – FRANZ KAFKA, um dos maiores escritores do século XX, onde, apresenta suas obras-primas: “A Metamorfose” e “O Processo”, com seus personagens em constante conflito, dentro de um universo enigmático e cheio de mistérios. Ele apresenta neste livro, em comentário, o texto “Diante da Lei” e “Um Relatório para uma academia”.

 

7 – MURILO RUBIÃO, com a lógica do absurdo em tom de fábula escreve sobre “O Edifício”, onde ele penetra num universo em que o absurdo e o sobrenatural revelam os absurdos e os conflitos presentes em todo ser humano.

 

8 – MODESTO CARONE, em dois pequenos textos “Beco de Flores” e “O Cúmplice” que falam do estranho caso de um homem que habita a sua própria sombra e de um misterioso encontro amoroso.

Recomendo a leitura dessas Histórias Fantásticas.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs