segunda-feira, 14 de março de 2022

A REPÚBLICA DA PROPINA

 Resenha por João de Carvalho

Título: A República da Propina

Autor: Márlon Reis

Editora: Planeta do Brasil Ltda.

Edição ano: 2016

Páginas: 173

Pontuação: 5/5

Apreciação:

 Márlon Reis é advogado e especialista em direito eleitoral e também autor de seu principal livro “O Nobre Deputado”, já por mim comentado. Este escritor foi também um dos líderes da conquista da “Lei da Ficha Limpa”. Atuou ele como Juiz eleitoral no Maranhão, e, como Juiz auxiliar da presidência do Tribunal Superior Eleitoral entre 2008 e 2009. 

Na apresentação da “República da Propina” está escrito que ele “Nasceu da necessidade de expor as mazelas que nos comprometem como sociedade e que revelam uma mensagem difícil de admitir : Somos culpados pela eleição das pessoas que deploramos. Somos vítimas da prevalência de nossos interesses individuais sobre os interesses da coletividade.

 Ele utiliza nomes fictícios pra abordar situações verídicas, onde prevaleceu a força do dinheiro, em eleições passadas. Os personagens principais são: Cândido Peçanha, deputado federal e seu assessor Cacá furtado, Bartolomeu Machado e Lóri, etc. Mostra o valor da 1ª lei contra a “compra de voto”, nº 9.540/99 de iniciativa popular. 

É preciso que se “pare de romantismo quando o assunto é política”, enfatiza o autor. O Sumário do Livro, além da apresentação, descreve os seguintes capítulos: - “Um cara legal, O balcão dos desvalidos, Quanto vale um voto, Atacadão eleitoral, Sindicato de Picaretas, Pecados eleitorais, O nobre blogueiro, Riqueza não traz honestidade, O assalto ao poder.

 O Narrador é Cacá Furtado “que relata histórias inspiradas em casos reais, como o prefeito eleito que mandou capangas retirarem a caixa d’água de uma eleitora ao descobrir que ela votara em outro candidato e se tornou o primeiro político do país a perder o mandato em virtude da compra de um único voto”.

 - A República da Propina é “uma ficção brasileira sobre como políticos, empresários e cidadãos fazem das eleições brasileiras uma piada de mau gosto”. O Livro é de leitura fácil, corrente e rápida, sempre mostrando as mazelas da política, quando mal exercida. É um alerta para todos os eleitores do nosso querido Brasil, na escolha de bons candidatos que exerçam uma representação consciente e frutuosa para o bem comum.

Recomendo a leitura deste Livro!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs