domingo, 28 de março de 2021

O RETRATO DE DORIAN GRAY

 

Resenha por João de Carvalho

Título: O Retrato de Dorian Gray

Autor:  Oscar Wilde

Editora: Martin Claret Ltda.

Edição: 2ª

Ano: 2014

Páginas: 254

 

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Oscar Fingal O’Flahertie Willis Wilde, nasceu aos 16 de outubro de 1854 (Dublin, Irlanda). Faleceu aos 30 de novembro de 1900. (Paris, França). Escreveu, entre outros os seguintes livros: ROMANCE: O Retrato de Dorian Gray, 1890; CONTOS: O Fantasma de Conterville, 1887; O Príncipe Feliz, 1888; O Crime de Lorde Arthur Savile, 1891; PEÇAS: O Leque de Lady Windermere, 1892; Salomé, 1893/94; Uma Mulher Sem Importância, 1893; Um Marido Ideal, 1895; A Importância de Ser Prudente, 1895. POESIAS: Poemas, 1881; A Esfinge, 1894; A Balada do Cárcere de Reading, 1898. ENSAIOS: A Alma do Homem Sob o Socialismo, 1891; De Profundis, 1905.

 

Foi sempre um destaque ao se vestir. Foi sempre elegante! Foi preso, durante 2 anos por atentado ao pudor. Estava falido e banido pela sociedade. Viveu sob o pseudônimo de “Sebastian Melmonth”. Sua poesia foi publicada em 1881. Seu único romance foi “O Retrato de Dorian Gray”, que causou polêmica por sua temática homoerótica. Ele, após sofrer julgamentos e condenações, foi o único, na sua época, a defender o amor “entre iguais”. Foi dramaturgo, romancista, poeta, esteta, ativista, autor de contos, famoso pela decadência e pela sagacidade sem paralelos. Sua vida foi agitada à época, pela homossexualidade. Foi casado e teve dois filhos.

 

Sua última humilhação foi durante o processo, pelo sofrimento na prisão e pelas crenças religiosas. Foi um homem bonito e sedutor. Pagou caro! Até hoje, se destaca como um dos escritores mais lidos e apreciados, em todo o mundo. Está sempre na mídia atual. Seu mais íntimo amigo foi Alfred Douglas. É um autor atualíssimo pela sua Obra. O Retrato de Dorian Gray está entre os melhores relatos psicológicos.

 

 “Ao lermos a narrativa de Oscar Wilde, deparamo-nos com um universo de personagens que, vivendo conflitos psicológicos, são capazes de ultrapassar os limites da moral e da ética para alcançarem seus desejos na busca frenética pela transcendência. O autor consegue retratar, verdadeiramente, a perversão, o desprezo pela mulher, pelo outro e a valorização de si mesmo” (Alcione Gonçalves).

 

Personagens: Dorian Gray, Basil, Henry Wolton, Sibyl, James Vane, Aton, Fermor, Victória. “Um livro não é de modo algum, moral ou imoral. Os livros são bem ou mal escritos”. Eles podem ser uma advertência contra a depravação. Dependem muito da formação intelectual e moral do leitor. O Retrato de Dorian Gray foi seu único romance, mas de grande importância histórica e literária. Merece ser lido porque se trata de um escritor de alta categoria intelectual, retratando  fatos da vida pessoal moderna. Hoje, a homossexualidade considera-se como um fato inato, não provocado, ou seja, natural desvio de comportamento. A sociedade atual aceita novas formas de relacionamento e união.

 

Recomendado para leitores adultos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs