segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

NOITE & DIA

 Resenha por João de Carvalho

Título: Noite & dia

Autora: Virgínia Woolf

Editora: PedrAzul Editora

Ano:  2021

Edição: 1ª

Página: 400



Pontuação:   5/5

Apreciação:

Adeline Virgínia Woolf, (1882-1941), Londres na Inglaterra, de origem burguesa, sendo seu pai editor e crítico literário. Entrou, com estímulo paterno (Leslie Stephen) para o mundo literário, após uma educação familiar, frequentando a biblioteca da família. Este livro – Noite & Dia – romance foi concluído no final da 1ª Grande Guerra, 1918. Entretanto, este fato não é o assunto desta obra literária.

Principais romances: A viagem, O quarto de Jacob, Passeio ao farol, As ondas, Os anos, Entre atos, “Orlando” superconhecido no mundo literário em 1928, até hoje muito lido e apreciado, porque trata de um assunto muito atual. No Gênero não ficção destacamos: O Leitor comum, Um teto todo seu, Cenas Londrinas, Moderna Ficção.

Comentam os escritores que Virgínia Wolf sofria de transtorno bipolar, terminando de forma trágica, infelizmente. O estilo literário pioneiro dela, suas credenciais feministas, a personalidade exuberante e a instabilidade emocional transformaram-na em objeto de fascínio para Hollywood. Sua personalidade e Obra literária foram tema de uma série de filmes, como: Orlando, 1992; Mrs. Dalloway, 1997 e As horas, 2002.

Um teto todo seu(1929) ajudou a transformá-la em notável ícone feminista (Geoff Mills). “Uma comédia social imaculadamente bem escrita, que explora fronteiras entre o amor idealizado e o real. Ambientado em Londres antes da Primeira Guerra Mundial, Noite & Dia concentra-se em dois personagens principais: Ralph Denham e Katharine Hilbery. A história traça o curso do relacionamento dos dois desde o primeiro encontro, em um chá da tarde na confortável mansão da família Hilbery, em Chelsea, bairro nobre de Londres. Ao longo de vários outros encontros, com Katharine negando para si mesma a atração que sente por Ralph, e o advogado criando em sua mente uma Katharine irreal e romantizada, ninguém pode negar que existe uma faísca entre eles. Em meio às complicações de outros relacionamentos românticos, o casal luta para admitir seus verdadeiros sentimentos para si e para aqueles que estão por perto. Pode uma mulher real competir com uma idealizada? Pode alguém esconder que ama outro, até de si mesmo?” (Orelha interna do livro).

São 34 capítulos no livro texto da Editora PedrAzul, com excelente, vistosa e atraente capa, mostrando o Big Ben e o palácio real da Inglaterra. “Noite & Dia” mostra uma história que examina as relações entre amor, casamento, felicidade e sucesso!

Recomento a leitura deste Romance.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs