sábado, 18 de abril de 2020

O MELHOR DO TEATRO GREGO


Resenha por João de Carvalho

Título: O melhor do Teatro Grego
Autores: Mário da Gama Kury(tradutor)
e Adriana da Silva Duarte (apresentadora)
Editora: Clássicos Zahar
Edição: 2013
Páginas:386

Pontuação: 4/5

Apreciação:

“O TEATRO GREGO surgiu do culto ao deus do vinho, Dionísio, a quem eram dedicadas pantominas para que propiciassem boas colheitas. Seu despertar foi no século V, a.C. com Sófocles e exerceu profunda influência sobre a dramaturgia romana. Plauto foi talvez o mais original”.

 O Teatro alcançou a Idade Média, a Moderna, chegando ao Brasil atual, onde ganha ótima expressão, especialmente em fontes populares. O Cinema, com o  aparecimento da TV, caiu quase em desuso, mas o Teatro resistiu. Os grupos teatrais exuberantes e constantes, com excelentes apresentações, são vistos e assistidos por todos nós brasileiros amantes do teatro com seus personagens, os mais variados e aplaudidos. O mundo exibe grandes casas dedicadas ao Teatro, como:

1 – Royal Ópera House (Londres); 2 – Bolshói (Rússia); 3 – Vienna Staatsoper (Austria); 4 – Alla Scala (Itália); 5 – Metropolitan Opera House (EUA); 6 – Teatro Amazonas Manaus (Brasil), etc.   
   
Por ter vivido minha juventude apreciando peças teatrais, apresento com satisfação o livro: Teatro Grego! Composto por 04 peças, a seguir:

1 – PROMETEU: Filho do Titã Japeto e da Oceanide Climene, Ésquilo lhe atribui por mãe Têmis (A Lei), assimilada esta à Gaia (Terra), privilegiando apenas ascendência materna. Prometeu rouba o fogo (atributo divino) e o entrega aos mortais. Como punição é acorrentado aos rochedos do deserto da Cítia por toda a eternidade. No final da Tragédia é acorrentado em rochas (estas desprendidas das montanhas pelos raios de Zeus) aprisionado com uma águia que diariamente lhe comia o fígado. Por sorte, Io, filha de Ínaco, através de seu descendente, o libertará; Ela é amada por Zeus.

2 – ÉDIPO: Casa-se com Jocasta (sua mãe) desconhecendo o vínculo de parentesco que os une. Ela era rainha de Teba. Como Édipo decifrou o enigma da Esfinge, recebe “Jocasta” como mulher, sem saber sua origem social, apenas que era viúva. Édipo, rei de Tebas. Jocasta, sua mulher.

3 – MEDÉIA: (de Eurípedes) morava em Corinto. Seu marido Perverso era Jason. Vinga-se dele, mesmo após conquistarem juntos o Velocino de Ouro. Seus filhos são sacrificados com presentes envenenados. Jason: perjuro, cínico e ambicioso. Medéia se uniu a Egeu (rei mítico de Atenas, pai de Teseu que matou o minotauro: meio homem, meio touro).

4 – AS NÚVENS: Strepsíades, herói cômico da peça, um homem velho ligado ao campo, de espírito conservador e rústico nos modos. O autor descreve cada personagem da peça teatral. 

Enfim, os escritores das peças teatrais foram: Ésquilo, Sóflocles, Eurípedes e Aristófanes. Destina-se este livro aos apreciadores de teatro.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs