terça-feira, 24 de março de 2020

ETERNAMENTE ITABIRITO -


Apreciação por João de Carvalho


Título:  Eternamente Itabirito
Volume II
Autor: Ivacy Simões
Editora: O Lutador
1ª edição: 2020
Páginas:192 

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Ivacy Simões nasceu em Passagem de Mariana/MG, mas foi registrado em Ouro Preto; veio para Itabirito com 12 anos, tendo recebido o título de Cidadão Honorário em 1990. Casado, pai de três filhas e avô de um casal de netos: Alicia e João.

Publicou cinco livros: Deslizes, Itabirito e Seus Causos (I, II), Eternamente Itabirito (I, II). Eternamente Itabirito é um livro que procura mostrar a história deste Município através de fotografias. Um dos objetivos é levar o leitor ao passado de muita saudade. Há dezenas de páginas com o sugestivo título Nossa Gente. Não se trata de biografia, mas sim de homenagem àqueles que marcaram a vida desta cidade. Não há distinção de formas de participação  para mais ou para menos. Apenas dá realce em alguns destaques especiais, sem distinção de méritos. Lamenta que não pôde, obviamente, citar todos quantos queria, mas restringiu-se ao acervo fotográfico de seu conhecimento e arquivo. Certamente outros volumes virão, preenchendo quaisquer lacunas.

Nos três primeiros livros o escritor revela-se por uma verve, uma linguagem eminentemente alegre, expansiva, característica de sua personalidade comunicativa, sempre provocando a alegria e o riso do leitor. É um mestre nesta busca que envolve a todos, sem distinção.

Nos dois últimos livros, o escritor cede lugar à imagem plástica fotográfica da cidade e de sua gente, desde sua criação até hoje. São mais de trezentas páginas densas de fotografias bem descritas, com estas citações: “Cidade sem memória apaga sua história” e “A cada página uma surpresa, uma grande recordação, uma saudade e até uma lágrima”.

Recomendo a leitura de “Eternamente Itabirito II”, porque expõe, visual e emocionalmente, uma retrospectiva da cidade e sua gente, em vários períodos de sua evolução histórica.


Um comentário:

  1. OS LIVROS DO IVACY SÃO RELÍQUIAS PARA ITABIRITO.
    GRANDE HISTORIADOR QUE SABE COMO NINGUÉM MESCLAR REALIDADES ALEGRES OU ATÉ MESMO TRISTES, SEMPRE ETERNIZANDO NOSSA GENTE E NOSSA HISTÓRIA.
    FELIZ A CIDADE QUE TEM QUEM CONTA A SUA HISTÓRIA!!!

    ResponderExcluir

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs