quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

UMA ESCADA PARA O CÉU

Resenha por João de Carvalho

Título: Uma Escada Para o Céu
Autor: John Boyne
Editora: Companhia de Letras – TAG experiências literárias
Edição: 2019
Páginas: 331

Pontuação: 5/5

Apreciação:


JOHN BOYNE é um notável escritor, não só deste romance, mas de 17 livros e vários “Contos”. Destaco, por exemplo, “O Menino de Pijama Listrado” e “O Pacifista”! Este notável escritor era professor de inglês, mas manipulou bem a profissão de escritor. Nascido em Dublin, Irlanda, no ano de 1971, notabilizando-se no mundo dos melhores autores românticos. Seus livros transitam em todos os Continentes, especialmente Europa e Américas.

Maurice Swift, personagem principal deste romance, é um homem de bela aparência física, galanteador e manipulador. Queria ser escritor, mas faltou-lhe o necessário talento, capacidade para escrever, porque nem sequer tinha formação intelectual para prover esta profissão. Não nasceu para escritor, nem se formou para isto.
          
Entretanto, teimoso e irresponsável procurou usar dos “meios ilícitos” necessários para alcançar e exercer este objetivo. Começa por simpatizar-se por Érich Ackermann que se apaixona por ele, fazendo Maurice seu secretário. Érich, na verdade, tinha mais de sessenta anos.
          
Maurice escreve a biografia do velho com seus “segredos de guerra”. Foi sucesso! Na verdade, Maurice é um sociopata! A gente chega a odiar o comportamento dele, mas sente que o livro é atraente, semimisterioso e que lhe rende fama no mundo dos leitores.

A história pode ser encarada como um inventário dos tipos com os quais Boyne conviveu e conheceu em seus mais de vinte anos no cenário editorial. Desde o seu início na literatura, frequentando aulas em cursos de escrita criativa, ele passou a notar até onde as pessoas podem ir para se consagrarem como escritoras. Além disso, o título do livro é derivado de um ditado: “Ambição é colocar uma escada para o céu”. O provérbio, de origem indefinida, significa que alguém ambicioso não economiza esforços para alcançar o que deseja, mesmo que isso denote uma queda ainda maior do topo ao chão.

Uma carreira na literatura é o desejo mais ardente do jovem Maurice Swift. Com belos olhos e uma facilidade para circular em meio aos influentes e talentosos, ele parece ter o pacote completo para chegar lá... não fosse sua notável falta de talento. Utilizando-se da sua beleza e total falta de escrúpulo, Maurice vai roubar, enganar e magoar quem precisar, em busca do seu sonho. Com um enredo tão mordaz quanto viciante, Uma escada para o céu mostra o prisma completo da ambição desenfreada que pode ser vista no meio literário – e, com a habilidade de um legítimo autor, apresenta um anti-herói para o qual o leitor inevitavelmente passa a torcer (Folheto-TAG).

O Sumário do livro em comentário está dividido em cinco partes: Antes da queda do muro; O ninho da andorinha; O homem tribal; O animal ameaçado e Histórias de outras pessoas.

Enfim, o livro é uma atraente história de ambição e sedução dentro de um romance engenhoso em que Maurice (frio, calculista e manipulador), amante sociopata usa Érich para subir na vida, sem nenhum escrúpulo.

Recomendo a leitura do romance “Uma Escada para o Céu”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs