quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

ÊXTASE DA TRANSFORMAÇÃO


Resenha por João de Carvalho

Título: Êxtase da transformação
Autor: Stefan Zweig
Publicação:2019
Editora: TAG Experiências literárias em parceria com a Editora Companhia das Letras
Páginas: 260

Pontuação: 5/5  

Resenha:

Stefan Zweig (1881-1942), escritor, romancista, poeta, dramaturgo, jornalista, tradutor e biólogo austríaco de origem judaica é o autor deste romance.

“Não é apenas um romance envolvente é uma poderosa narrativa histórica que retrata com detalhes o impacto social da Primeira Guerra, o cenário de miséria que assolou incontáveis famílias e o contraste com o mundo da alta burguesia”.

Ao mesmo tempo, é preciso explorar as nuances e subjetividades do universo íntimo maculado por esses processos exteriores que resultam em depressão, ansiedade, sentimentos de exclusão e não-pertencimento, conferindo ao livro uma notável camada de complexidade psicológica. Ele, com sua companheira fugiram da Áustria, em 1934, invadida por Hitler, separando-se, e depois casando-se com sua secretária Lotte Altman. Produziu muitos livros e conquistando o Brasil, quando já morava em Petrópolis, 1940, onde, infelizmente faleceu simultaneamente com ela! Que pena!

Em sua autobiografia afirma: “O tempo fornece imagens, eu apenas acrescento as palavras”.

Quero chamar a atenção dos leitores para a edição TAG – experiências literárias pela Editora Companhia das Letras, além de bonita impressão, traz um excelente projeto-gráfico e uma cuidadosa e precisa apresentação sobre este escritor, com variadas fotografias de Zweig. Deixou escrita, entre dezenas de livros, sua autobiografia em “O mundo que eu vi”. Um dos melhores conhecedores deste autor é Alberto Dines com seu livro: “Morte no paraíso: a tragédia de Stefan Zweig”.

Zweig foi um dos mais lidos escritores de seu tempo, mas ele era judeu justamente numa época em que o nazismo dominava na Europa e seus livros foram queimados porque ele era um “humanista” que a doutrina dominante (nazismo) desprezava. Este autor é um dos mais comentados na segunda década do século XX.

No Posfácio, a escritora, Ayelet Gundar- Goshen traz uma excelente apreciação e um resumo do livro que ajuda bem na leitura deste apreciado romance.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs