domingo, 17 de novembro de 2019

COMO OS ADVOGADOS SALVARAM O MUNDO


Resenha por João de Carvalho

Título: Como os advogados salvaram o mundo
Autor: José Roberto de Castro Nunes
Publicação: 2018
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 343

Pontuação: 5/5  

Resenha:

Este é o título do livro escrito por José Roberto de Castro Nunes, que se traduz na história da advocacia e sua contribuição para a humanidade. Este estudioso e versátil autor é advogado militante. Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre pela de Cambridge (Inglaterra). Ele é também professor e Direito Civil da PUC- Rio. Publicou diversas obras, como: Medida por Medida, A intervenção do Direito, e, O direito das obrigações! Casado e pai de três filhos. É um escritor de muitas e versátil naquilo que produz, especialmente em variados trabalhos e artigos publicados.

Seu livro, ora em comentário, é assim visto e apreciado pelo ex-presidente da OAB, Reginaldo de Castro “A leitura deste livro deveria ser obrigatória para candidatos a ingressar na advocacia. É uma obra fascinante, cuja leitura deixa claro que advogar é conhecer a natureza humana”.


No sumário encontramos, entre vários capítulos, os seguintes:
1- O Direito e os advogados;
2- De onde vêm os advogados;
3- O redescobrimento do Direito Romano;
4- O renascimento jurídico;
5- O iluminismo jurídico;
6- A revolução americana;
7- a revolução francesa;
8- Advogados mudando o mundo;
9- Como os advogados salvaram a humanidade;
10- O advogado como ídolo...

O livro “Digesto”, antigo, traz a questão:
De onde vêm os advogados? E responde assim: “Aqueles que se dedicam ao estudo do direito devem, de início, conhecer a origem da palavra (jus). Ela vem de justiça (iustitia). Como bem define Celso, “O direito é a arte do bom e do equitativo. Nós, juristas, podemos ser chamados de sacerdotes do direito, pois praticamos essa arte do bom e do justo, procuramos identificar o que é bom e equitativo, separando o justo do injusto, distinguindo o lícito do ilícito, esforçando-nos por alcançar a verdade”.

No fim do livro há um apêndice com: Bill of Rights, Declaração de Independência dos EUA, Constituição Americana, Emendas congressistas americanas, Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Enfim, este livro situa bem a função e a atuação de uma plêiade de advogados no seu universo jurídico em toda a história humana, de maneira clara, coordenada, sequenciada, inteligível e bonita.

Eu li o livro, por isso, recomendo sua leitura, especialmente a todos que gostam e apreciam o Direito: professores, alunos e profissionais em ação ou aposentados.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs