sábado, 12 de janeiro de 2019

# MADALENA SEM FILTRO


Apreciação por João de Carvalho


Título:  # Madalena Sem Filtro
Autor: Rodrigo Alvarez
Editora: Casa da Palavra
1ª edição
Ano 2018
Páginas: 137

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Rodrigo Alvarez depois de publicar os primorosos livros sobre Aparecida, Maria e Jesus, lançou no mercado consumidor de preciosas leituras este livro intitulado “Madalena Sem Filtro”, uma narrativa baseada em fatos e documentos históricos. Como correspondente da TV-Globo viveu grande tempo na Palestina, onde absorveu, com entusiasmo, todas as informações básicas e essenciais para construir o núcleo de seus romances religioso-históricos, com muita clareza, objetividade e beleza.

 “Este livro traz Maria Madalena em primeira pessoa revisitando suas lutas, suas ideias sobre os homens, os apóstolos, Jesus e sobre as injustiças que sofreu. Ela olha para si, e, também para as mulheres que lutaram e lutam contra o preconceito, o machismo e a violência. Se é verdade que me tornei um espelho da Mulher moderna é verdade também que a mulher moderna se tornou um espelho para mim”.

Tratada por séculos como prostituta, é vista e considerada como Apóstola de Jesus. O livro traz nas páginas finais cerca de 15 gravuras retratadas pelos mais conceituados pintores da história universal. O fato é que Madalena ressurge na ficção deste escritor para contar sua história em 1ª pessoa.

Vejam alguns tópicos interessantes:

Maria Madalena. Reconstrução facial digital,
à partir do crânio.
Cícero Moraes, 2015
1) “E penso que minha conquista, ainda que gradativa, é também uma conquista das mulheres. Meu ressurgimento é consequência de um novo tempo.

2) Quisera eu lembrar-me de tudo o que aconteceu antes de encontrar o Mestre. Escreveria um livro.

3) O que sei é que o nosso paraíso era ali onde o Jordão se aproximava do Mar Morto, perto da fortaleza dos essênios, onde João nos batizou.

4) Lembro-me com alegria do que o Mestre lhe disse: Marta você é abençoada.

5) Confesso que ainda não havia percebido nenhuma maldade no irmão Judas, chamado Iscariotes.”

Enfim, são 17 capítulos, cuja figura central e principal é Maria Madalena descrevendo os fatos mais vivos e variados pelo seu conhecimento e pela sua presença sempre ativa. 

É uma obra polêmica pela personagem, para muitos a primeira feminista da história, pelos fatos que revela e pelas injustiças que denuncia numa narrativa franca, original, indignada e provocativa.

É uma leitura amena na ficção do escritor Rodrigo Alvarez.

Recomendo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs