quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CÂNDIDO ou o OTIMISMO


Apreciação por João de Carvalho


Título: Cândido ou o Otimismo
Autor: Voltaire (François Marie Arouet)
Editora: L & M  Pocket
Ano: 1759
Gênero: Romance
Páginas: 144


Pontuação: 4/5

Apreciação:
Acredito ser esta a obra-prima, por ser o título, talvez, mais conhecido do Escritor deste “Conto”. O autor é o escritor, filósofo, dicionarista Voltaire (François Marie Arouet, 1604-1778), nascido e falecido em Paris.

O fato mais importante – que influenciou toda a política das Américas e da Europa - foi a Revolução Francesa, no final do Século XVIII, teve neste escritor um dos pilares mais expressivos para a queda da Bastilha e dos poderes absolutista e religioso da época. Seu “Dicionário Filosófico” foi base antecipada para a atuação daqueles que fizeram a Revolução. Foi ele um dos “Cimos do pensamento humano e uma das glórias mais indiscutíveis da história da inteligência”, segundo se lê na Enciclopédia Barsa.

O livro “Cândido” (1759) é um tipo de novela, com a história de um rapaz bom, cheia de ironia e sarcasmo. Apaixonado por uma jovem chamada “Cunegundes”, foi expulso, pelo pai dela, do Caselo de Vesfálio, do barão Thunder. Pangloss tornou-se preceptor e professor de “Cândido”, que seguia uma filosofia liberalista, sendo adepto do Otimismo. Seguia a Filosofia de Leibnz! A “tolerância” é uma virtude absolutamente atual.  Martinho, seu companheiro de viagem era uma figura bem diferente, pessimista e negativista. Os dois companheiros  andaram por diversos países em busca de “Cunegundes”. Outros personagens aparecem no “Conto” como: Jacques, Pouette, Velha e um Frade.

Em suma, “Cândido” ou Otimismo”, como Conto, em tom de sátira, é um verdadeiro romance picaresco satírico! Serviu como base de um filme de Mazaropi e também como tema de uma novela. Há muitos comentários de seu enredo na Internet. Apesar de antigo é muito atual na narração e apreciação de seu tema: o otimismo! Voltaire foi atento à crítica do clero, do poder absoluto dos reis, defendendo: a igualdade jurídica e a liberdade de expressão.

Boa leitura!



Um comentário:

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs