quarta-feira, 9 de maio de 2018

A ESCRAVA ISAURA



Resenha por João de Carvalho


Título: A escrava Isaura
Autor: Bernardo Guimarães
Editora: Centaur
Ano 1ª publicação: 1875
Páginas: 186



Apreciação: 5/5

Resenha:

Livro publicado em 1875 pelo escritor Bernardo Joaquim da Silva Guimarães , natural de Ouro Preto, MG,  que foi juiz, jornalista e professor. Admirador de Álvares de Azevedo, poeta romântico, gozou de sua oportuna companhia, fez grande e notável carreira literária escrevendo também, o belo romance intitulado: O Seminarista. Mas o seu maior sucesso de público foi com A Escrava Isaura, cujo conteúdo foi amplamente divulgado pela TV, através de uma notável novela. É um romance específico e típico do Romantismo brasileiro.

O enredo é bastante conhecido. Isaura foi criada pela dona da fazenda. Morta sua protetora, Isaura ficou cativa de um senhor, Leôncio, devasso e cruel. O pai de Isaura, Miguel, quer alforriá-la. Acaba fugindo com ela, ante à negativa do aceite do resgate. Eles passam a viver, após a fuga numa chácara próxima à cidade. Lá ela enamora-se de Álvaro, um jovem de posses. É descoberta por um caçador de recompensas. Volta para o cativeiro. A única esperança dela estava em Álvaro que tudo faria para salvá-la. É um belo romance com inesquecíveis, duras e cruéis cenas praticadas por Leôncio.

Bernardo Guimarães conta a história de Isaura como se fosse um “caso” ouvido no interior do país. Na verdade uma escrava, uma cativa transformada em vértice de um triângulo amoroso no qual se defrontam um cruel escravocrata, Leôncio e um honrado abolicionista e a escrava.

O escritor mostra através desta personagem, Isaura, branca, bela e bem educada, a terrível injustiça da escravidão. O leitor se sente comovido e torce pela escrava e sua libertação. Sente-se preso ao conteúdo da história narrada com todos os pormenores. É uma trama bem arquitetada pela pena magistral de um escritor que soube transmitir todos os detalhes do enredo feito com a bela jovem escrava.

Vale a pena lê-lo pelo grande interesse que desperta no leitor.

Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs