segunda-feira, 5 de março de 2018

A CANASTRA REVIRADA

Resenha por João de Carvalho

Título: A Canastra Revirada
Autor: Maria José Melillo
Edição: 1ª
Editora: Pontual Artes Gráficas
Ano: 2017
Páginas: 205

Apreciação: 5/5

Resenha:

A autora é Maria José Melillo, nascida em Itabirito, MG, em 1945, filha de João Melillo e Cristina Silva Melillo. Este Livro é de Memórias, sendo que a autora pretende, oportunamente, publicar outro livro, ainda em pesquisa, sobre “Patronos das ruas de Itabirito”. Por estas duas produções memoriais deduz-se, claramente, a vontade do resgate histórico dos fatos, da gente, da memória sempre preciosa dos acontecimentos históricos de Itabirito, sua terra natal.

Apenas para argumentar relembro-me, segundo Jeferson Ribeiro de Andrade, de que “o escritor historiador é a sentinela dos acontecimentos. O que destaca sempre um autor do outro, um livro do outro, é que certos autores podem ser lidos hoje e amanhã e serão sempre novos”, porque, acrescento, escrevem de forma fácil, corrente, prestigiando sempre a linguagem comum, simples, natural de seus personagens, cuja memória e mensagem desejam transmitir aos leitores de todas as idades. Maria José consegue isto com habilidade. Eis como ela “retorna ao passado de Itabirito em forma de contos, narrativas, causos e lendas. Fruto de uma revoada de lembranças invadindo a gente. Um resgate histórico” da Terra dos Aredes, cujo nome é Itabirito, em Canastra Revirada.

- Isto acontece desde: “Os causos da minha mãe, O dia que Santa Terezinha fez careta, A confusão com a chegada do Anjo Azul, Benzeções - benzedeiros e benzedeiras de Itabirito, etc”. São muitos e variados causos narrados em uma linguagem portuguesa popular, sem artificialidade própria das mensagens cultas, muitas vezes incompreensíveis, cansativas, enfadonhas.

Recomendo a Leitura de “A Canastra Revirada”, rica de fatos da história viva de Itabirito, cujo conteúdo embalou o berço e excitou a fantasia e a memória viva dos itabiritenses, valorizando nossas raízes. Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs