quarta-feira, 19 de julho de 2017

O INIMIGO SECRETO


Resenha por João de Carvalho

Título: O Inimigo Secreto
Autora: Agatha Christie
Editora: Record
Edição: 11ª
Ano: 1997
Páginas: 222

Apreciação: 5/5
  
Resenha:

Aghatha Mary Clarissa Miller Christie é seu nome completo, 1890-1976, viveu com toda lucidez e dedicação o seu incansável trabalho intelectual, por 85 anos. Conhecida no mundo inteiro pela produção literária, com vendagem estupenda de seus livros, tendo como principais detetives Poirot e Miss Marple. Autora de mais de cem livros projetando-a como romancista, contista, dramaturga e poetisa. Seu túmulo está na Igreja de Santa Maria, Oxfordshire, Inglaterra.

Este livro em apresentação é de 1922, quando se praticava no Brasil a Semana de Arte Moderna. Os personagens centrais são Tommy e Tuppence. Assim começa a secreta, surpreendente e cativante trama de O Inimigo Secreto, com suspense e mistério. Um desconhecido, mas delicado som de voz forte fê-la estremecer a bordo do Lusitânia que fora torpedeado pelo inimigo, no dia 07 de maio de 1915, dizendo-lhe que estou levando dois documentos de vital importância, porque são um fator decisivo para os aliados na Guerra. Você, bela jovem, foi escolhida para levá-las. Aceita a missão porque eu posso ter sido seguido pelos inimigos. Sim, sinto-me orgulhosa. Você vai encontrar o endereço através do Jornal “Times”, em um anúncio começando por “Companheiro de Viagem”. Entendeu? Perfeitamente, respondeu a jovem. Então adeus e boa sorte. Ela tomou o lugar no Bote que foi baixado. Assim, os documentos superaram ao naufrágio do Lusitânia. O que diziam? Para quem eram endereçados? A quem ajudaram? Por quem foram recebidos? Que informações preciosas continham?

Como, enfim, desenvolve o conteúdo espetacular de “O Inimigo Secreto”? Agatha Christie, a rainha do suspense, constrói o enredo, com toda densidade, o enigma que forma a trama mágica e quase perfeita do best-seller, em apresentação cujo segredo não revelo.

Leia e verá a atuação da Scotland Yard, a mais experiente polícia do mundo.

Boa Leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs