sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A PESTE

Resenha por João de Carvalho

Título: A PESTE
Autor: Alberto Camus
Primeira Publicação: 1947
Editora: Best Bolso
Páginas: 294

Apreciação: 5/5

Resenha:

Alberto Camus (1913-1960), ensaísta, romancista, dramaturgo francês, nascido em Mondovi, na Argélia, ganhou o prêmio Nobel de Literatura de 1957.
“A Peste” é um romance inteligente e de grande alcance social porque o autor, embora argelino, foi um autêntico francês. Viveu no período de duas grandes guerras, sendo que a segunda já como adulto, sentindo na pele os efeitos terríveis de suas atrocidades, especialmente, com a invasão da França pelos Nazistas.
Neste obra, fundamentalmente, apesar do realismo da apresentação e descrição de “A Peste”, o tema analisa de forma alegórica os problemas verificados na França da época.
O enredo é simples, mas muito adequado, “Narrado de maneira agradável em que se apresentam simbolicamente importantes verdades com fins educativos”.
“Um dia, a cidade de ORAN amanhece com alguns roedores, quase despercebidos. Logo a epidemia se alastra. A ocupação parece interminável e desesperadora. Morrem pessoas em todas as esquinas. Os corpos são incinerados. A cidade é posta de quarentena. Ninguém pode sair”. (Otto Maria Carpeaux).
Albert Camus, como representante do racionalismo europeu do século XX, teve a vivacidade intelectual de mostrar, alegoricamente, a situação da França ocupada pelo Nazismo, com todas as consequências desastrosas para a Nação. Daí as figuras dos “ratos “ e da “peste”.
É um livro inteligente, bem escrito, bem caracterizado, que traz importantes verdades da época em que viveu, com toda a sutileza de um grande escritor.
O Brasil atual com uma política desastrosa, com “roedores” simbólicos é bem o retrato moderno e atual de “A Peste”, simbolicamente como “Corrupção” e apropriação do erário público, combatidos pela operação “Lava Jato”.
É um grande romance de sabor atual.

Leitura Excelente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs