terça-feira, 3 de maio de 2016

OS SINOS DA AGONIA

Resenha por João de Carvalho

Título: Os Sinos da Agonia
Autor:  Autran Dourado
Editora: Francisco Alves 
Edição atual: Editora Rocco
Ano de publicação: 1974
Páginas: 336

Apreciação:  5/5

Resenha: 

Este livro de Autran Dourado é um dos romances contemporâneos mais bem engendrados, quer por sua estrutura narrativa, quer pela trama encenada.

Poucos livros, hoje, têm a dinâmica desta obra bem estruturada e coordenada, com uma seqüência marcante e mui bem planejada.

O romance é construído em quatro momentos ou jornadas, com foco narrativo em três personagens principais.

Eis, as quatro divisões do romance em apresentação:

1- Primeira jornada:  A Farsa!  O foco narrativo está em JANUÁRIO, um mameluco, filho bastardo de Tomás Matias Cardoso, um branco rico, e uma índia Carijó. Eles estão no alto da serra de Ouro Preto, Minas Gerais.

2- Segunda jornada: Filha do sol, da luz!  O foco narrativo está em MALVINA. Sua história pessoal está revelada em todos os seus detalhes.

3- Terceira jornada: O destino do passado! O foco narrativo está em GASPAR. As cenas começam com o velório do Pai. Malvina apaixona-se por Gaspar.

4- Quarta jornada: A roda do tempo! O foco narrativo acompanha, simultaneamente, as três personagens nos momentos decisivos de suas trajetórias.

ENFIM, a história trágica do triângulo amoroso entre Malvina, Gaspar e Januário, acontece em meados do século XVIII, em VILA RICA, em plena época da decadência aurífera, em que se espera “A derrama”, cobrança de impostos julgados atrasados pela Coroa Portuguesa.

A narrativa, como badalada da agonia, é a própria representação em efígie do destino dos personagens, em Sinos da Agonia.

Na verdade, a beleza deste livro está na trama,  mui bem arranjada e concatenada, com uma narração vibrante, cheia de surpresas em cada jornada.

A história dessas personagens apóia-se na história mítica grega de Fedra, Teseu e Hipólito. Fedra foi dada em casamento a Teseu, mas apaixona-se por Hipólito, filho de Teseu.


Recomendo a leitura!  Vale a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs