segunda-feira, 16 de maio de 2016

MACUNAÍMA - O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER

Resenha por João de Carvalho

Título:  Macunaíma
Subtítulo:  O herói sem nenhum caráter
Autor: Mário de Andrade
Ano de publicação: 1928

Apreciação: 5/5

Resenha:

O autor deste livro é Mário Raul de Moraes Andrade, chamado “O papa do modernismo”. Com seu livro “Pauliceia desvairada” rompeu com todas as estruturas do passado literário.

A criação máxima dele, indubitavelmente, foi com “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter”. Sua primeira edição data de 1928.

Segundo o autor, Macunaíma é o próprio herói de nossa gente.

Os principais TEMAS explorados na obra são: preconceito, má distribuição de renda, comodismo social, usura, fome, misérias e doenças, imunidade de alguns, capitalismo como forma de exploração do povo, a perda da identidade, através da imitação e cultura de nosso povo, visão otimista do escritor.

AS CARACTERÍSTICAS de Macunaíma são: simplório, ufanista, oportunista, revoltado, individualista, sem escrúpulo, vingativo, doentio, astuto, imitador, teimoso, medroso e mentiroso.

O Macunaíma sendo publicado em 1928 foi classificado pelo seu autor como uma rapsódia, porque a obra constituiu-se de uma colagem de diversos componentes da cultura popular brasileira, reunidos em torno do personagem principal, que pertencia à tribo dos Tapanhumas que ficava num local chamado Uraricoera! Ele, quando nasceu demorou seis anos para falar.

O NARRADOR de Macunaíma é um homem culto, um cantador popular que é revelado no epílogo e revive para contar e cantar as frases e feitos de Macunaíma, herói de nossa gente.

É um ótimo livro, nascido no início da Literatura Modernista com grande repercussão moderna.


Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs