sábado, 5 de março de 2016

VESTIDO DE NOIVA

Resenha por João de Carvalho

Título: Vestido de Noiva
Autor: Nelson Rodrigues
Editora: Nova Fronteira
Ano da primeira encenação em teatro: 1943
Páginas: 79
 
Pontuação: 5/5

Resenha:

Nelson Rodrigues, ainda hoje, com grande simpatia da mídia, é um dramaturgo de notável agrado popular, por suas peças teatrais revestidas de sabor densamente atual. Observador dos fatos diários da vida brasileira, ele se tornou muito conhecido e apreciado.

Esta peça situa-se em três planos em relação à personagem Alaíde que é uma jovem da alta burguesia, tendo como foco predominante a rivalidade com sua irmã mais velha, Lúcia “a mulher do véu” que ama Pedro (marido de Alaíde), que trai a própria esposa.

Lúcia, sedutora do cunhado leva-o à loucura de planejar e executar a morte da própria mulher.

Lembro-me de anos atrás mais precisamente 1997, a UFMG fez, através do cursinho Chromos uma bela análise desta obra. E, focalizou, com segurança e beleza, a figura deste sempre atual escritor, nestes exatos termos: “Nelson Rodrigues foi um expert em trazer à cena dramática os labirintos da psique humana: o que está reprimido e recalcado, principalmente em relação à sexualidade, no universo feminino. Na busca de um desnudamento, ele apela para o grotesco e para o pessimismo, quando acentua para os demais aspectos como: a prostituição, a hipocrisia social, a libido reprimida, o incesto, rivalidade, paixões inferiores, como ciúme e ódio. O adultério é o tema proeminente desta peça, pois junto dele todos esses outros sentimentos vêm à tona”. 

As TVs exibem constantemente, a filmagem de “Vestido de Noiva”, com agrado de milhares de telespectadores do Brasil. Afinal, aborda um tema relativo à vida familiar da elite, mas com o uso de uma linguagem coloquial.

É uma forte leitura.

Recomendo-a para adultos. 


Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs