terça-feira, 29 de março de 2016

LIRA DOS VINTE ANOS

Resenha por João de Carvalho

Título: Lira dos Vinte Anos
Autor: Álvares de Azevedo
Ano de publicação: 1853
Publicado por várias editoras

Apreciação: 5/5

Resenha:

Representante do romantismo atingiu seu ápice com uma postura ultrarromântica, via expressão exacerbada pelo subjetivismo pessimista que focalizava o amor e a morte. Refiro-me a Manoel Antônio Álvares de Azevedo (1831 – 1852) que viveu apenas 21 anos.

Este livro em análise foi publicado após à morte do poeta, ou seja em 1853. Foi ele um garotão escritor, que ocupou os livros didáticos da literatura brasileira.

Noite nas Tavernas”, por exemplo, é um conjunto de narrativas fantásticas. Porém, sua obra mais conhecida é realmente “ Lira dos vinte anos”. É uma obra que não apresenta personagens por ser um texto poético, registrando apenas a projeção do Eu-lírico. O espaço da poesia é a subjetividade. O tempo inexiste por causa das variações poéticas expressivas do Eu.

Os aspectos temáticos surgem com predominância da infelicidade em relação às experiências amorosas, resultantes de sua robusta fantasia e de seus sonhos.

Quanto aos recursos de linguagem usa constantemente de metáforas, com intensa musicalidade de versos.

Em suma, Álvares de Azevedo agrada sempre à alma jovem, porque jovem ele era, e na poesia encontrou o instrumento literário mais adequado para se imortalizar no tempo e no espaço. Seus poemas mostram, retratam a força de sua alma juvenil confinada no mundo dos sonhos e da imaginação.

Na “ Lira dos vinte anos” há três partes relevantes: a primeira e a terceira são marcadas pelo sentimentalismo típico dos ultrarromânticos. Na segunda afloram o humor, a ironia e o sarcasmo.

Álvares de Azevedo foi um jovem apaixonado.  Apesar de distanciado no tempo, por ter vivido em outra época, sua alma vibra em suas poesias encantando as gerações presentes. 

Por isso, recomenda-se a leitura de toda sua produção poética, especialmente esta que está em análise, àqueles leitores aficionados da poesia romântica forte, somente.


Várias capas do livro,  editoras diversas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs