quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O MENINO DO DEDO VERDE

Resenha por João de Carvalho

Título: O menino do Dedo Verde

Autor: Maurice Druon

Editora: José Olympio

Número de páginas: 150

Edição: 57ª

Ano: 1996


Pontuação: 5/5

  
Apreciação:




 Este livro foi escrito por Maurice Druon, ex-Ministro da Cultura francesa, oferecendo às crianças uma obra-prima de pura ficção, transbordante de humor e poesia. Esta obra, como “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry, cativou o público com semelhante intensidade, porque sua aceitação foi marcada com grande apreço pelas crianças, jovens e adultos, quer da França, quer do mundo literário.

A tradução do Francês para o Português de ambos os livros foi trabalho literário, de excepcional categoria, feito por Dom Marcos Barbosa. Este excelente tradutor assim se exprimiu, à época, sobre O Menino do Dedo Verde, com estas palavas: “Obra-prima de transbordante poesia e humor”. Trata-se de uma leitura corrente, amena, cativante, ascendente, atraente em cada página.


Neste livro o personagem principal é TISTU, um nome que parece esquisito, dificilmente encontrado em calendários. Na história “todo mundo que o via exclamava: oh! Que garoto bonito”. Para o leitor, o que importa e agrada é a sequência dos fatos realizados pelo personagem. O livro consta de vinte capítulos. Somente no último o leitor vai descobrir, realmente, quem era de fato Tistu. 

Maurice Druon que tem, em geral, sua obra marcada pela violência e vigor, em “O Menino do Dedo Verde”, soube aliar a beleza de uma simples e delicada história, com a pureza lírica de exposição. “Se você não matou em si o espírito da infância”, vai alegrar-se com a leitura deste belo livro.




Recomendo-o, com satisfação!






Foto de Maurice Druon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs