segunda-feira, 20 de maio de 2019

SEGREDOS DE FAMÍLIA

Resenha por Mara Carvalho

Título: Segredos de família
Autora: Lisa Wingate
Editora: Globo Livros
Edição: 2018
Páginas: 364

Apreciação:  5/5

Resenha:

Este é o meu primeiro contato com a autora e tive uma ótima impressão.

A história é fictícia, entretanto a base para sua criação é verídica. Vou explicar direitinho:

De 1922 a 1950 Georgia Tann, vendeu no mercado negro dos EUA, cerca de 5 mil crianças. A maior parte destas crianças foi roubada de famílias pobres ou teve autorizações de seus pais para doação, eles assinavam tais documentos sem saber o que assinavam e nunca mais viam seus filhos. O trabalho de Georgia Tann era acobertado por amigos poderosos na política e autoridades corruptas, ela usava até policiais no roubo de crianças. Baseando nestes dados e uma extensa pesquisa a autora cria sua história.

O livro inicia com um acontecimento em 1939 e já no próximo capítulo pula para os dias atuais e depois para o passado novamente, logo percebo que o livro é uma mescla de épocas. Segredos de família serão desvendados contando as histórias do presente e do passado. Gosto muito desse tipo de escrita.

O livro narra, na época antiga, a história de uma família, o casal Briny Foss e Queenie e seus  5 filhos (4 meninas e 1 menino), com idades entre 12 e 2 anos de idade. Uma família que mora em uma casa/barco (Arcádia) que viaja pelo rio durante o ano inteiro, seguindo as estações.

 A parteira está no barco com a mãe em trabalho de parto para chegada do 6º filho do casal.  Ela percebe que são dois bebês pra nascer, e ele não estão na posição que deveriam. Ir para o hospital é a única chance de mãe e filhos sobreviverem e é um desespero, não da tempo de esperar mais nada e eles tem que deixar as crianças no barco e ir. E é aí que a tragédia inicia, aí entra a participação de Georgia Tann e o roubo das crianças Rill, Camellia, Lark, Fernie e Gabion.

Já nos dias atuais os personagens são Avery Stafford, Vovó Judy, May Crandall, Trend Turner, Senador Wells Stafford,  Honeybee, Elliot e outros mais.

Alguns fatos acontecem e levam Avery a querer descobrir qual a ligação existe entre  May Crandall e Vovó Judy. Ambas estão idosas e cada uma mora em asilo diferente, mas Vovó Judy já está com Alzheimer e fica difícil ter informações precisas e ela vai precisar de ajuda.

A história é fascinante e o livro muito bem escrito e prende o leitor do início ao fim. É inacreditável que tantas crianças tenham passado por situações semelhantes que as crianças do livro e por tantos anos essa prática criminosa perdurou. 

É um livro que claro que indico, vale muito a pena!!!

Boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs