domingo, 11 de novembro de 2018

UBIRAJARA


Apreciação por João de Carvalho


Título: Ubirajara
Autor: José de Alencar
Editora: Martin Claret
Páginas: 126

Pontuação: 4/5

Apreciação:

A obra de José Martiniano de Alencar (1829-1877) é um retrato fiel de sua posição política e social. Grande proprietário rural, político conservador, monarquista, nacionalista exagerado e escravocrata. O nacionalismo transparece em seus livros. Ubirajara (lenda Tupi) representa o índio em seu estado mais puro, cuja ação se desenvolve às margens do Tocantins – Araguaia e relata a formação da “Grande Nação Ubirajara” (Português para Ensino Médio).

Ubirajara significa o senhor da lança. A grande fase de Alencar está em seus principais romances indianistas, como: Iracema, Ubirajara e Guarani. – Neste romance, publicado em 1874, ele resgata a nacionalidade do povo brasileiro, descrevendo os valores da cultura indígena como: fidelidade, valentia, lealdade, destemor e bravura. Chega a culpar o homem branco pela perda cultural e da fé indígena.

 – O Enredo é resumidamente assim:

“O herói da estória, chamado Jaguarê, era um caçador, destinado a se casar com Jandira. Morava num afluente do Amazonas, o Rio Araguaia.

É costume dos índios acumular nomes, à medida em que acumulam vitórias. Foi assim que Jaguarê passou a se chamar Ubirajara, passando da condição de caçador à de guerreiro, após uma luta violenta com Japucã, da tribo inimiga que morava às margens do Rio Tocantins.

Um dia, ele se apaixonou por uma índia da tribo inimiga, e, ocultando sua identidade, recebe o novo nome de Jurandir. Torna-se, então, marido de Araci, a índia virgem da tribo inimiga Tocantins.

Após uma grande luta, o índio Ubirajara é reconhecido como chefe das duas tribos, unindo-se a Jandira e Araci, índias das tribos Araguaia e Tocantins”.

Personagens do Romance: 1- Ubirajara, herói do livro; 2- Itaquê, pai de Araci e chefe da tribo Tocantins; 3-Araci, mulher de Ubirajara conquistada nas lutas, filha de Itaquê; 4- Jandira, jovem Araguaia e também mulher do Herói; 5- Pojucã, irmão de Araci; 6- Camaçã, pai do Herói; 7- Pahá, filho de Camicran.

Enfim, Ubirajara, índio da tribo Araguaia, após violento combate com o inimigo, no qual são confrontadas as tribos Araguaia e Tocantins, consegue vencer e passar também para o lado da tribo Tocantins.

É um livro atraente com uma narração vigorosa. 

Recomendo a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs