sábado, 20 de janeiro de 2018

SERMÃO DA SEXAGÉSIMA

Resenha por João de Caralho

Título: Sermão da Sexagésima
Autor: Padre Antônio Vieira
Editora: Unimaster Pré-vestibular
Ano: 2010
Edição: UFMG-Estudos de Obras Literárias
Páginas: 39

Apreciação: 5/5

Resenha:

É um dos sermões mais conhecidos e estudados. “Pregado na Capela Real, Paço da Ribeira, em Lisboa, na véspera da quaresma de 1655. Utilizando uma linguagem didática, consistente e filosófica, envolve o ouvinte, fazendo-o crer nas conclusões que ele, pregador almeja ou seja, o seu ponto de vista a respeito dos  da verdade dos textos religiosos. O Padre Vieira considerava-se filósofo natural e filósofo cristão. Era ele o nome central da prosa barroca no Brasil. Vieira (Lisboa 1608; Bahia 1697), gravado pela genialidade. Toda obra, especialmente este Sermão da Sexagésima está relacionado com questões éticas, políticas, econômicas, religiosas e jurídicas que agitaram interna e externamente a sociedade portuguesa” (Prof. Jair Gorgozino).

Pregado às vésperas da quaresma que era o espaço de quarenta dias de jejum que ia da 4ª feira de cinzas até o domingo de Páscoa. Tempo rigorosamente observado pelos contemporâneos do pregador. O sermão tinha a finalidade de ensinar, agradar e persuadir. Ele conseguia toda a atenção dos ouvintes, através de seu alto conhecimento, força oratória e poder de convicção por horas a fio, sem cansar o auditório. Este sermão ficou na história secular deste gênio do púlpito das igrejas do Brasil e Portugal. Seus sermões eram simultaneamente didáticos, teológicos e políticos, sempre fundamentados na mais ortodoxa teologia e na mais estrita lógica.

Gosto de ler seus discursos porque só os comparo a Cícero e Rui Barbosa. Os três formam o triângulo da genialidade oratória. Por isto recomendo sem exceção a leitura primorosa do Sermão da Sexagésima, porque satisfaz à alma e à inteligência do leitor.

Boa Leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs