domingo, 6 de agosto de 2017

A CABANA DO PAI TOMÁS

Resenha por João de Carvalho

Título: A cabana do Pai Tomás
Autora: Harriet Beecher Stowe
Jornal: “The National ERA”

1ª publicação: 1852
Editora Atual: Manole
Páginas: 676

Apreciação: 5/5

Resenha: 


Harriet Beecher Stowe, 1811-1896 tendo vivido 85 anos. Sua maior glória, nos EUA, foi ter escrito A Cabana do Pai Tomás, publicado em 1852, que se tornou um dos maiores best-sellers da história da literatura universal, porque virou uma verdadeira coqueluche do século. 

Foi ele o maior símbolo de resistência e liberdade, tendo ganhado lugar privilegiado nas versões em teatro, cinema e televisão. São 676 páginas que expõem e defendem o pensamento claro, positivo, destemido e corajoso da escritora desde seus 15 anos, denunciando as mazelas da escravidão americana. Fenômeno de venda!

Interessante, no magistral livro, é que o personagem central – Pai Tomás – foi interpretado na TV, Rede Globo, em 1969, por um homem branco de cara pintada (Sérgio Cardoso). 

Para caracterizar bem esta exposição sobre a obra que foi estopim do início da Guerra de Secessão americana de 1861-1865, transcrevo do jornal de Literatura do Brasil, maio 2017, palavras de Lívia Inácio, em o “Rascunho”: - “A Cabana do Pai Tomás está centrada na história de um escravo passivo, bondoso e fiel, que mesmo com bom caráter é submetido às mazelas do mercado de negros, em que seu dono o vende para poder quitar dívidas, o que obriga o escravo a viver longe da esposa, a cozinheira Mãe Cloé”. A autora com esta explosiva obra desconstrói a visão da época de que a escravidão era um mal necessário!

Termino com a expressão corajosa e reconhecida do Presidente Abraham Lincoln, sobre a autora: “A pequena mulher que escrevera um livro capaz de iniciar uma grande guerra” contra a escravidão americana. 

Vale a pena ler esta obra-prima! Recomendo!


Comentários por Mara Carvalho:

Arthur Shelby, um fazendeiro americano, se viu obrigado a saldar suas dívidas através da venda de alguns de seus escravos. Os escravos a serem vendidos eram Tomás e Harry que era apenas uma criança.

Elisa, escrava e mãe de Harry descobre sobre a venda e foge com o filho, a intenção é chegar ao Canadá.

Tomás, ao ver que só ele sobrara para venda aceita seu destino. A esperança é um dia voltar para casa, para sua mulher e seus filhos.

A cabana do Pai Tomás, publicado em 1852 por Harriet Beecher Stowe, uma abolicionista americana tornou-se um dos livros mais populares na época. O livro chegou a ser considerado uma das forças para a abolição da escravatura nos EUA.

Recomendo!

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs