quarta-feira, 29 de novembro de 2023

VIDA DE SÃO MAXIMILIANO KOLBE

 Resenha por João de Carvalho

Título: VIDA DE SÃO MAXIMILIANO KOLBE

Autor: Pe. Ivo Montanhese.

Editora: Santuário

Edição: 7ª Impressão

Ano:      2004

Páginas: 158

Pontuação: 5/5 

Apreciação: 

Ivo Montanhese, 1924/2012, padre franciscano, nascido em Tietê (SP), viveu 88 anos, e é o notável autor da “Vida de São Maximiliano Kolbe”, o santo que esteve no inferno por causa de seus terríveis sofrimentos no Bunker de Auschwitz, junto com nove prisioneiros.

Este livro fala do dia que Frei Maximiliano Kolbe passou por uma duríssima prova. O Chefe da “SS” (polícia secreta alemã) fez uma inspeção geral na prisão e vendo o religioso com seu hábito franciscano, teve um ataque de raiva e furor. “Começou uma saraivada de socos acompanhada de horríveis blasfêmias”. A ira do carrasco não conhecia limites, com socos no rosto, pontapés e horríveis blasfêmias. O Padre foi mandado para Auschwitz, o maior campo de extermínio dos judeus pelos nazistas, assim que foi aprisionado pelos nazistas, que temiam sua influência na Polônia. 

Mesmo assim, sua atitude heróica no Campo de Concentração, em agosto de 1941, quando estava entre os dez prisioneiros sorteados e condenados a morrer de fome e sede. Isto porque Ele, Padre Kolbe ofereceu-se para substituir um dos infelizes que se lamentava em voz alta, dizendo que tinha mulher e filhos. 

O Santo aceitou o Martírio para praticar heroicamente seu trabalho sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles nove pobres condenados, sendo Ele o décimo a morrer. Do “bunker” o destino era o crematório inapelavelmente. O sofrimento dos dez segregados para o sacrifício de dores extremas, inauditas, sem dó nem piedade. 

Este livro pequeno é de um conteúdo admirável, embora doloroso até o último grau de sofrimento. Verdadeiramente foi a situação de “Um Santo que esteve na terra e viveu no inferno do máximo sofrimento humano”. 

O índice mostra a sequência deste superdoloroso caminho (especialmente em alguns dias) imposto aos dez prisioneiros até a morte na mais vil e dolorosa situação. O equilíbrio de Maximiliao Kolbe é algo de sobrenatural, até o ponto final. Ele viveu entre 1894 e 1941. Viveu apenas 47 anos. 

Quando Kolbe estava na Polônia exercia grande influência no povo através de jornal e livros, entre os quais “O Cavaleiro da Imaculada”. Foi canonizado pelo Papa João Paulo II, seu compatriota, aos 12 de Outubro de 1982.

 - Fiquei impressionado com esta leitura superbem narrada pelo Autor.

- Recomendo-o a você, leitor.

- Prepare-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs