domingo, 21 de maio de 2023

MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS

 

Resenha por João de Carvalho



Título: MÉDICO DE HOMENS E DE ALMAS

Autora: Taylor Caldwell

Editora: Record Ltda.

Edição: 78ª

Ano: 2022

Páginas: 699

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Nascida em Manchester, Inglaterra, a escritora Taylor Caldwell viveu desde sua infância nos Estados Unidos, onde morreu em 1985. Entre seus sucessos literários, muitos deles inspirados em personagens bíblicos, estão também os seguintes: “O grande amigo de Deus; Só Ele ouve; Os servos de Deus”.

- A história de São Lucas, o grande apóstolo que não era judeu. Aliás, o único! Jamais viu Cristo. Tudo que há e está escrito em seu eloquente, mas limitado evangelho foi adquirido através de pesquisas, ouvindo testemunhas, a própria Mãe de Jesus, os discípulos e os apóstolos.

- Como Saulo de Tarso, ele acreditava que Nosso Senhor viera, não apenas para salvar os judeus, mas também os gentios. “Seguramente Deus escolhe seus servos ao nascerem, ou talvez antes mesmo do nascimento” (Epicteto).

A Bíblia apresenta São Lucas como o médico de coração generoso, um homem instruído, autor de um dos Evangelhos e do Livro de Atos. Lendas antigas o descrevem como uma pessoa fora do comum, a quem são atribuídos milagres e prodígios antes mesmo de sua conversão ao cristianismo. Em Médico de homens e de almas, Taylor Caldwell combina essas duas imagens de um dos ícones mais importantes da Igreja cristã primitiva, caracterizado pela constante preocupação com o sofrimento de enfermos, oprimidos e pobres. Durante anos, a autora pesquisou a vida e as obras de Lucas, e as descreve de forma romanceada num livro rico em detalhes históricos e de narrativa emocionante.”

Médico de Homens e de Almas” é um livro completo, o mais informativo que já li desta escritora bíblica. São muitos e variados os temas do evangelho, desde “A boa nova da salvação até a ascensão de Jesus”.

- O livro compõe-se de três partes, sempre iniciadas com uma bela frase de autores célebres. São 699 páginas da história de São Lucas, com narração de várias parábolas superconhecidas e agradáveis. Há muitos rodapés explicativos e esclarecedores.

- “Lucas foi o primeiro trovador de Nossa Senhora”. É um livro escrito, segundo a própria autora, com amor e devoção. Este evangelista foi um grande médico e dá testemunho disto em suas hábeis descrições, na escolha de seus temas sobre a maravilhosa vida de Cristo. Exige, para sua leitura, fôlego e tempo, porque é longo mas completo.

Recomendo a Leitura desta obra amplamente descritiva.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs