quinta-feira, 27 de abril de 2023

O QUE APRENDI COM HAMLET

 

Resenha por João de Carvalho




Título: O QUE APRENDI COM HAMLET

Autores: LEANDRO Karnal e Valderez Carneiro da Silva

Editora: Leya Brasil

Edição: 2ª

Ano: 2020

Páginas: 181

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Leandro Karnal é historiador, professor da UNICAMP, com doutorado em História Cultural pela USP. Colunista nos jornais “O Estado de São Paulo e Zero Hora; é hoje um dos mais requisitados palestrantes do país. Autor de diversos livros, entre os quais: “Todos Contra Todos”, publicado pela Leya Brasil em 2017. O Livro que comentamos hoje tem a participação também, de Valderez Carneiro da Silva.

Escritor nos convida à jornada de aprender com quem tem a ensinar no teatro do mundo: William Shakespeare. Sua luz foca nos pontos que desejaríamos esconder. “Todo o mundo é um teatro, escreveu William Shakespeare na peça ‘Como Quiserem’, e homens e mulheres não passam de meros atores. Aqui, atores-leitores são convidados por Leandro Karnal a um passeio pela própria consciência: a jornada de aprender com quem mais tem a ensinar o teatro do mundo – o criador de Hamlet. Numa era de selfies felizes, o que podemos ouvir do príncipe melancólico da Dinamarca? Parte da resposta está nas lições que um dos historiadores mais conhecidos do país na atualidade compartilha neste livro. Tendo lido e relido muitas vezes a obra máxima de Shakespeare, Leandro Karnal refletiu sobre o príncipe e as lições que Hamlet deixou7 e continua a deixar para as pessoas comuns. Seria ele um modelo a ser seguido ou evitado por nossas vidas?

O livro apresenta no Sumário os seguintes capítulos, aqui denominados atos com estes títulos:

Ato I – O Governo é fruto da sociedade que é governada; ato II – No mundo que é um palco, nosso papel é insuportável e quase ninguém é o que parece ser; ato III – Todos somos contraditórios, heróis com traços de vilania; ato IV – Pensar nos leva à prudência, mas em excesso pode nos acovardar; ato V – O fim está próximo.

Vários personagens agem na trama deste livro: Bernardo, Francisco, Horácio, Hamlet, Cláudio, Fortimbrás, Gertrudes, Henriqueta VII, Artur, Catarina, Ana Bolena, Carlos V, Clemente VII (papa), Júlio II (papa), Laertes, Ofélia, Reinado, Rosencrantz, Guildenstern.

O autor do livro usando uma linguagem fácil, acessível e corrente, torna o personagem central da peça literária, que é Hamlet, mais fácil de ser entendido pelka atualização da linguagem e pela dinâmica da história. O autor de Hamlet que foi William Shakespeare ficou também, na sua época, muito conhecido com outros livros, como: “Júlio César, Nacbeth, Otelo, Rei Lear e especialmente Romeu e Julieta”. O presente livro é para ser lido com calma e anotações porque em Hamlet o mundo interno acaba se refletindo no ordenamento do poder. A ambição e a luxúria geram um grande regicídio.

Em Hamlet as ambições dirigem a política. A grande lição do Shakespeare é que o crime não compensa e a vingança é problemática. A tragédia Hamlet é o simulacro do teatro do mundo, todas as personagens estão bem envolvidas em seus papéis.

Leiam e apreciem “O que aprendi com Hamlet”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs