quinta-feira, 1 de agosto de 2019

UM ESTUDO EM VERMELHO


Resenha por João de Carvalho


Título: Um estudo em vermelho
Autor: Sir. Arthur Conan Doyle
Editora: TAG experiência literárias em parceria com a editora L&PM
Ano de edição: 1997
Páginas: 191

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Escritor Sir Conan Coyle (1859-1930), escocês, mas se tornou um grande escritor britânico, criador do excêntrico e inteligente Sherlock Holmes que emprega suas habilíssimas técnicas de dedução, logo em seguida à análise pormenorizada do fato criminoso, pouco ortodoxa para desvendar um mistério, normalmente narrado pelo seu comparsa Dr. Watson. A polícia sempre recorre ao seu clássico e precioso auxílio, na certeza de que o enigma deixado pelo criminoso será desvendado.

Isto acontece em todas as aventuras da qual participa, com todo o brilho de um detetive imbatível, rápido e preciso, sempre acompanhado pelo amigo Dr. Watson.

O livro “Um estudo em vermelho” revela um policial conhecedor profundo de química, preciso na anatomia, ótimo conhecimento prático de legislação inglesa, conhecedor dos detalhes do crime cometido, e, nas horas vagas um exímio violinista.

Este livro está dividido em três partes, com uma conclusão, na qual faz um  resumo detalhado (páginas 183/191) mas bem sintético dos crimes havidos no enredo geral dos variados acontecimentos descritos.

Os personagens principais são: Enoch Drebber, Mr. Lestrade, Mr. Gregson, John Ferrier, Lucy, Jefferson Hope, Stangerson, um cocheiro, membros da seita dos Mormons, etc.

No final da história policial, como sempre acontece, os incompetentes policiais oficiais creditam a si mesmos a captura do(s) criminoso(s), e, até debocham de Sherlock Holmes, com as seguintes palavras:

 “O homem fora apanhado, ao que parece, na residência de um certo Sr. Holmes, que como amador, tem demonstrado algum talento nessa linha investigativa, e que , talvez, com tais professores (que somos nós!), talvez chegue com o tempo a adquirir um pouco de talento de seus instrutores”.

Com toda a dedicação, entretanto, esperteza e sabedoria Dr. Watson tem “todos os fatos, detalhadamente, no seu diário”, e, o público leitor, certamente, vai conhecê-los.

Enfim, não descrevemos o enredo porque, sendo policial, desvendaríamos os crimes e criminosos, comprometendo o sabor principal da leitura de “Um Estudo Em Vermelho”.

Aproveitem a(s) surpresa(s). Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs