quarta-feira, 10 de julho de 2019

CASOS DO MANO DEDÉ

Resenha por João de Carvalho

Título: Casos do Mano Dedé
Autora: Zaíra Melillo Martins
Editora: Aldrava Letras e Artes
Edição: 1ª
Ano: 2018
Páginas: 160

Apreciação: 5/5


















Resenha:

















A autora desta biografia é Zaíra Melillo Martins, itabiritense, graduada em Letras e Pedagogia. Muitas de suas publicações e premiações encontram-se em várias antologias, quer no Brasil, quer no exterior.

Ela pertence às Academias de Letras do Brasil, França e Portugal. Por isso mesmo é uma escritora internacional. Liga-se também à Academia Marianense e Vassourense. Sabará e Caeté recebem a mensagem e o sabor de sua Cultura, especialmente a segunda, hoje, sede de sua residência. Como ela mesma afirma, a literatura faz parte intrínseca, explícita de sua vida.

Posso afirmar, com convicção, que Itabirito, a cidade encanto, faz parte inabalável de sua alma, genuinamente poética. Sua Cultura rompe as barreiras, os limites de uma pessoa comum e, assenta-se privilegiadamente na cátedra dos intelectuais mais expressivos e vitoriosos no manejo das letras.

Em “Casos do Mano Dedé”, ela brinda o leitor com uma biografia alimentada pelo próprio coração. Rico em informações, delicado na exposição, inteligente na escolha dos temas, e, sobretudo, na arte fluente de uma linguagem simples, correta, agradável a todos nós, seus leitores. Tudo isto dentro de uma “forma leve e bem humorada”.


Casos pitorescos e engraçados que marcam o sucesso de Miguel Melillo Filho,  natural de Itabirito, MG, nascido aos 13 de dezembro de 1924, casado com Ofélia Maria Teixeira Melillo (in memoriam), sendo seus filhos: Alexandre, Marcelo e Ana Carolina (“Aninha” – in memoriam).

Foi ele estudante no Grupo Escolar Dr. Raul Soares, em Itabirito; depois em Belo Horizonte e Ouro Preto. Foi bancário, assim como funcionário de Laboratórios farmacêuticos. Sua capacidade proporcionou-lhe fundação de firmas e respectiva direção. Recebeu, entre muitas distinções, a Comenda de Mérito Industrial em 1982. Miguel foi, também, um notável desportista.

Recomendo a leitura desta biografia que registra a figura de um homem de caráter, honestidade, ética e de moral ilibada. De sua estatura privilegiada, hoje, existem poucos homens que honram sua vida nonagenária.

“Os grandes homens executam o seu próprio pedestal; o futuro encarrega-se da estátua”(Victor Hugo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs