quinta-feira, 27 de junho de 2019

SHERLOCK HOLMES - O signo dos quatro


Resenha por João de Carvalho


Título: Sherlock Holmes – O Signo dos Quatro
Autor: Sir. Arthur Conan Doyle
Editora: Melhoramentos Ltda
Edição: 2011
Páginas: 232

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Escritor e médico inglês, (1859-1930), cuja notoriedade é devida à criação do famoso detetive amador Sherlock Holmes, personagem de uma notável e atraente série de histórias policiais, como “As aventuras’, “As memórias dele” e outros títulos de sabor policial.

“Sempre operando, trabalhando e compartilhando seu notável tino policial com seu constante parceiro, Dr. Watson, também confidente. Holmes é uma figura de alcance mundial, tal sua experiência e força dedutiva em busca da descoberta de um criminoso – Bem poderia estar operando nos nossos dias conturbados pelos criminosos e assassinos do nosso século – Homem alto e magro, vestimenta típica e inseparável de seu cachimbo, a seringa da injeção, a indolência absoluta, alternando repentinamente com a maior inercial e agudeza intelectual. Raciocínio indutivo aliado ao seu poder sutil de observação. Sempre infalível nas conclusões. Descobre os crimes mais intrincados, auxiliado pelo Dr. Watson.” (Barsa, v.5, pág. 225).

Suas aventuras são difundidas pelas peculiaridades cinematográficas.

O livro Sherlock Holmes “O signo dos quatro” é excelente. A tradução de Antônio Carlos Vilela, pela Melhoramentos, é perfeita na linguagem. A edição de bolso, feita em letras maiores, facilita a leitura, atraindo o leitor para a atividade da leitura. São 12 capítulos superatraentes.
- Os personagens mais importantes condensam-se em : Srta. Morstant e seu pai; os detetives, numa ação precisa. Taddeus Sholto e seu pai John; Bartholomeu, o ganancioso; Jonathan, o espertalhão mal sucedido; Tanga ( o  indígena), etc.

- Enredo: a jovem Morstant tem seu pai assassinado. Pede ajuda do famoso detetive e seu comparsa. Ela passa a receber pelo correio “pérolas”. Taddeus Sholto (indiano) revela que o pai da jovem era rico. Quis ressarcir à jovem, mas o ambicioso Bartholomeu não aceita. Na trama  este é assassinado, deixando um bilhete com uma inscrição “O signo dos quatro”. Os detetives prosseguem a árdua tarefa de descobrir os verdadeiros assassinos.

Onde, como e por quê? Eis, a questão que atrai sempre mais o leitor!

No fim, Watson apaixona-se por Morstant, jovem e bela!

É um romance policial que gera grande expectativa no leitor.

Recomendo a leitura de “O signo dos quatro”, com pactos, mortes, roubos, um grande tesouro e uma notável caçada pelo rio Tâmisa, dentro de uma trama rica e sedutora narrativa, ambientada na Londres do século XIX.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs