quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

UM TETO TODO SEU


Resenha por Mara Carvalho

Título: Um  teto todo seu
Autora: Virginia Woolf
Editora: Tordesilhas
Páginas: 189

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Virginia Woolf é convidada a dar uma palestra sobre “mulheres e ficção” em uma  universidade para mulheres na Inglaterra em 1928. Ela já era, naquela época, uma escritora conhecida e importante.

O livro “Um teto todo seu” é um ensaio, baseado em dois artigos feitos pela escritora para tal palestra. Uma ficção em que a própria Virginia se faz presente em uma personagem, que seria a Mary, desta forma ela vai organizando os seus pensamentos a respeito do tema.

“Então estava eu  (chamem Mary Beton, Mary Seton, Mary Carmichael ou qualquer nome que lhes agrade – pouco importa”.

Ela inicia a ficção com Mary pensando sobre o tema “mulher e ficção”e naquela empolgação dos pensamentos fervilhando ela começa a andar pelo campo envolvida apenas em seus pensamentos quando, de repente, ela é repreendida.

“... foi assim que me vi andando extremamente rápido através de um gramado. Na mesma hora a figura de um homem surgiu para me interceptar. Não percebi de pronto que  as gesticulações daquele objeto curioso, de fraque e camisa formal, eram dirigidas a mim. O rosto dele expressava horror e indignação. O instinto, em vez da razão, veio me socorrer: ele era um bedel; eu era uma mulher. Aqui era o gramado; ali estava o caminho. Somente os estudantes e os professores eram admitidos aqui; o cascalho era o meu lugar...”

Através das pesquisas de Mary ela percebe que as mulheres ainda estavam “presas em si mesmas”, que não lhes era permitido escrever.

“.... e nas portas fechadas da biblioteca; e pensei como é desagradável ficar presa do lado de fora; e pensei como talvez seja pior ficar presa do lado de dentro...”

Questões profundas são levantadas por Virginia na pele de Mary.

E ela conclui que a mulher precisa de dinheiro e um teto todo seu, um espaço próprio se quiser escrever ficção. A mulher precisava de liberdade...

O livro é fantástico. Há muito para dizer sobre o livro, mas nada melhor do que lê-lo, portanto, mãos à obra.

Preciso dizer ainda que a capa do livro é linda e bem atrativa, dá vontade de ler só pela capa, um capricho da editora.

Boa leitura! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs