terça-feira, 11 de dezembro de 2018

ETERNAMENTE ITABIRITO


Resenha por João de Carvalho

Título: Eternamente Itabirito
Autor: Ivacy Simões
Editora: O Lutador
Ano: 2018
Edição: 1ª
Páginas: 180

Apreciação:  5/5
  
Resenha:

Ivacy Simões, ouropretano, veio para Itabirito com doze anos de idade. Aqui, recebeu o título de Cidadão Honorário, em 1990. Tornou-se professor de História, lecionando nas principais escolas de Itabirito, nas quais derramou vultosa corrente de conhecimentos, didática, competência, chegando ao cargo de diretor da Escola Estadual Engenheiro Queiroz Júnior.

Na política, foi o vereador que atuou por sete legislaturas, durante trinta anos, quase consecutivas. É autor de dois livros intitulados: Itabirito e Seus Causos! Hoje, é um apreciado radialista que mantém o programa “Domingo é dia de banda”, há quarenta e três anos.

Destaco seu mais recente livro intitulado: “Eternamente Itabirito”. É um livro que apresenta a história de Itabirito através de fotografias. São 180 páginas, amplamente ilustradas que mostram esta cidade rica de recordações em fotos saudosas. É um livro para a vista e para os corações. A intenção do autor, pressuponho, ter sido expor um verdadeiro álbum familiar da gente e dos fatos que merecem e precisam ser conservados para o futuro. Eis, parte do Sumário que registra as imagens, via fotos, da história de Itabirito e sua gente, hoje denominada Cidade Encanto: “Vistas de Itabirito, Nossa gente, Praça Dr. Guilherme, Praça Dom Silvério, Praça Coronel Baeta, Futebol, Sete de Setembro, Usina Queiroz Jr., Festival da Canção”... e muito humor!

Enfim, é um livro de intensa e emocionante recordação, em todas as dimensões mais expressivas da cidade. Agradável à vista, à memória e ao coração do saudoso itabiritense. É um livro que merece ocupar um espaço de destaque, em todos os lares da família itabiritense, porque é uma coleção selecionada de fotografias ricas de recordação.

Não tenho dúvida ao considerar o Professor Ivacy como um dos melhores e mais atuais historiadores  de Itabirito, através de seus três livros que levantam a memória política, histórica, familiar e fotográfica da terra dos Aredes. “O maior patrimônio de uma cidade é a sua memória”.

Recomendo a leitura deste bem ilustrado livro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs