sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

O NOVIÇO


 Resenha por João de Carvalho

Título:  O Noviço
Autor:  Luís Carlos Martins Pena
1ª edição: 1853
Editora:EDITORA L&PM
Páginas: 112


Pontuação: 4/5

Apreciação:

Luís Carlos Martins Pena(1815-1848), foi um jovem de origem muito humilde. Viveu muito pouco. Apenas 33 anos. Mas, mesmo assim,  escreveu muito. Em poucos anos escreveu 17 Comédias. Foi uma daquelas vítimas da tuberculose, que raramente perdoava seu paciente.

Nas suas comédias de costumes muito divertiam o público, criticando, quase sempre a sociedade. Até ele o teatro estava mais voltado para a encenação de passagens bíblicas. A imagem do sertanejo matuto era presença marcante para sua crítica à sociedade da época. Talvez seja um dos maiores comediógrafos do século XIX. Exemplo específico é a peça “Juiz de Paz da Roça” (1838). Na verdade foi ele o fundador da Comédia brasileira. Destacamos, especialmente, sua obra principal e mais conhecida: “O Noviço”.

Trata-se do casamento por interesse. Ambrósio, o vilão casa-se com a rica viúva Florência para tomar posse de sua fortuna. Entre ele e seu objeto, encontram-se os dois filhos dela, Emília e Juca, e o sobrinho Carlos, um noviço do título, de quem Florência é tutora. A solução encontrada por Ambrósio é providenciar que todos ingressem na vida religiosa. Com Carlos, esse objetivo já tinha sido alcançado: Florência, convencida pelo esposo, enviara o sobrinho para um seminário. Mas, os planos de Ambrósio serão frustrados pelo jovem noviço, que foge do seminário para fazer carreira militar e casar-se com Emília, por quem está apaixonado. No final, Ambrósio é desmascarado, preso por bigamia, e os dois jovens podem ficar juntos” (Literatura Brasileira, Ensino Médio, Maria L. M .Abaurre e Marcela Pontara, pag. 366).

Este escritor apesar de ter vivido apenas 33 anos, deixou uma obra que explora intrigas de roceiros, viúvas assanhadas, juízes corruptos, políticos gananciosos, religiosos sem convicção, moças casadoiras colocando todos e tudo que lhes dizia respeito no palco da comédia, das sátiras e das farsas.

Personagens: Ambrósio, Florência, Emília, Juca, Carlos, Rosa, Padre Mestre, Jorge, José, etc.

Espaço: Rio de Janeiro; Gênero: dramático/cômico; Estilo: romântico; Drama: em três atos; Desfecho: Talvez na prisão de Ambrósio; Clímax: Talvez no casamento de Carlos e Emília.
No livro em apreciação, O Noviço, já como precursor do romantismo, explora com maestria e sucesso, através da comédia de costumes, o casamento e a vida religiosa imposta a Carlos, que não tinha vocação sacerdotal, mas sim para o matrimônio, fato este que se deu com seu enlace com Emília. É denominado esse escritor de “O Molière” brasileiro.

Enfim, é bom ler o livro e avaliá-lo. Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs