quinta-feira, 4 de outubro de 2018

OS CAMINHOS DE MANDELA


Apreciação por João de Carvalho


Título: Os caminhos de Mandela
Autor: Richard Stengel
Editora: Globo
Edição: 2010
Página: 237

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Richard Stengel é editor-executivo da revista Time. Colaborou com Nelson Mandela na autobiografia “Longo Caminho Para a Liberdade”, além de ter sido produtor do documentário Mandela, indicado para o Óscar em 1996. E, também de outros dois livros. Acredito que ele se superou ao escrever esta biografia, onde sobressaem as lições de vida, amor e coragem dele.

Na introdução do Livro, há expressivas afirmações que merecem destaque como:

“É um homem de muitas contradições. Sua personalidade é uma mistura de realeza africana e aristocracia britânica. Nunca conheci um ser humano que consiga ficar parado como ele, mas é um espírito encantado e confiante que irá seduzi-lo. Odeia desapontar. Seu charme está em proporção inversa ao quanto Ele se conhece.  É indiferente a quase todos os bens materiais. Vai sempre defender o que acredita ser correto com uma teimosia virtualmente inflexível. Ele teve muitos professores em sua vida, mas o maior de todos foi a prisão. A prisão moldou o homem que nela entrou aos 44 anos e saiu aos 71.”

 “Mandela, como homem, é entusiasmado, emotivo e sensível”, escreveu seu amigo Oliver Tombo.

A vida dele é um modelo não apenas para nossa época, mas para todas as épocas. A prisão (27 anos) refinou lições de vida e liderança dele. Ele acalentou o ideal de uma sociedade livre. Tornou-se um líder inspirador. Defendia que liderar da retaguarda funciona. Os líderes não devem apenas liderar, mas devem ser vistos liderando. A prisão abriu-lhe a visão para o bem. Foi um homem romântico e pragmático. Gostava de cultivar horta, nas prisões. Soube absorver o lado positivo de várias personalidades e construir a própria.

 Em conclusão: Este livro é uma biografia elaborada do grande líder sul-africano Nelson Mandela, com 15 capítulos agradáveis de serem lidos, sendo sua experiência singular e universal. Ele nos comove porque é o exemplo moderno do herói arquétipo; homem arrancado do nada enfrentou desafios, sofreu provações e tragédias, quase fracassa, mas retorna e consegue a harmonia. Ele inspira um sentimento de confiança que é o alicerce da liderança.

Recomendo a todos a leitura desta agradável biografia do líder Mandela.          


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs