quinta-feira, 25 de outubro de 2018

OS SANTOS QUE ABALARAM O MUNDO


Apreciação por João de Carvalho


Título: Os Santos Que Abalaram o Mundo
Autor: René Fülöp-Miller
Editora: José Olympio
Edição: 23ª
Ano: 2017
Páginas: 421

Pontuação: 4/5

Apreciação:

O autor, René Fülöp-Miller, húngaro, jornalista, editor e escritor, com notável currículo, também é autor de “Rasputin” e das biografias de Lênin, Gandhi, Tolstói, Dostoiévskie e do Papa Leão XIII. Viveu como eremita na ilha grega de Atos, voltando, depois, à posição primeira de escritor. O livro em comentário, consta das seguintes personagens que abalaram o mundo:

ANTÃO, O SANTO DA RENÚNCIA e o ascetismo que atinge  o patético de um grande exemplo. Na sua vida, a negação de si mesmo é levado à intensidade de um drama ou de uma epopeia. O interior do deserto egípcio é um cenário que parece transferir a ação pra uma atmosfera de irrealidade. A pobreza de Antão torna-se o símbolo e protótipo de toda a pobreza;

AGOSTINHO, O SANTO DA INTELIGÊNCIA, “A Cidade de Deus, de Agostinho, tem toda a fascinação de uma das mais notáveis obras de literatura. Nela, as mais ousadas visões e as narrativas mais realísticas trabalham suavemente juntas, para invocar as mesmas imagens; os relatos contemporâneos do campo de batalha e da sorte dos anjos decaídos, a história romana e a história da criação, anedotas do tempo e acontecimentos eternos misturam-se na proclamação da mesma verdade.”

FRANCISCO, O SANTO DO AMOR, “A inspiração produzida pelas palavras de Francisco e por toda a sua personalidade não influenciou tão somente a imaginação de poetas e artistas; não somente causou uma mudança revolucionária na tendência artística dos tempos; sua força irresistível afetou também as grandes massas de homens e mulheres comuns e mudou-lhes os hábitos de pensamento, de emoções e de ações”.

INÁCIO, O SANTO DA FORÇA DE VONTADE, “Um caráter ao qual nenhuma paixão podia corromper; um senhor da autodisciplina a quem os derradeiros vestígios do amor-próprio haviam abandonado; um homem que viveu exclusivamente ao serviço de Deus, assim reza uma descrição do geral da Sociedade de Jesus, santo Inácio de Loyola, ao tempo de sua morte”.

TERESA, A SANTA DO ÊXTASE, “Com Santa Tereza surge, no círculo dos santos, uma mulher cuja santidade lhe foi imposta por Deus. Sua experiência de Deus lhe veio num estado de arrebatamento extático e dominou-a com força elementar. Na vida extraordinária desta santa, os acontecimentos naturais se cruzam sobre esferas sobrenaturais, as ordens terrenas e celestes se misturam, visões emergem da percepção”.

É um excelente livro de caráter totalmente religioso cristão. Destina-se às pessoas católicas apostólicas, que gostam de biografia de Santos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs