sexta-feira, 22 de setembro de 2023

OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER

Resenha por João de Carvalho


Livro: OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER

Autor: Johann Wolfgang Goethe

Editora: L & PM Pocket

Ano:      2021

Páginas: 191


Pontuação: 5/5

Apreciação:

 

Johann Wolfgang Von Goethe (1749 – 1832) foi advogado, poeta, dramaturgo, crítico, romancista, cientista alemão e um grande homem de letras. Cursou as universidades de Leipzig e de Strasburgo até 1770. Pouco se dedicou à advocacia, e muito à literatura, com destaque especial para sua obra prima O Fausto, seguido de Minha vidaPoesia e VerdadeAs Peregrinações de W. Meister, etc. 

Em “Os sofrimentos do jovem Werther” contém muito de autobiografia e uma boa dose de estranhas relações entre o romance e a vida real de seu autor e um círculo de amigos de Weltzlar, cidade alemã que Goethe habitava à época. 

“A literatura alemã divide-se em antes e depois de Os sofrimentos do jovem Werther; que está disponível nas livrarias brasileiras nesta brilhante tradução de Marcelo Backes. Ao escrever Werther, em 1774, Johann Wolfgang Goethe alcançava sua primeira obra de sucesso e, de quebra, dava início à prosa moderna na Alemanha; 

Werther não é, simplesmente, um romance em cartas assim como A nova Heloísa de Rousseau ou Pamela de Richardson. Esta que é uma das mais célebres obras de Goethe é o romance de uma alma, a história de uma paixão literalmente devastadora. Com enorme repercussão quando do seu lançamento, Werther foi um testemunho de como a literatura tinha poder de agir na sociedade. Não foram poucos os suicídios atribuídos ao romance.” 

Enfim, o Prefácio do escritor, tradutor, professor e crítico literário Marcelo Backes, revela que este romance foi escrito em quatro semanas em que “a altissonância vai bem, o ceticismo claudica e a literatura é boa”. 

Recomendo a leitura!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs