sexta-feira, 18 de agosto de 2023

O FANTASMA DE CANTERVILLE - e outras histórias

Resenha por João de Carvalho


Livro: O FANTASMA DE CANTERVILLE e outras histórias

Autor: Oscar Wilde

Editora: L & PM Pocket

Ano:      2020

Páginas: 198

Pontuação: 5/5

Apreciação: 

Oscar Wilde nasceu em 1854, em Dublin, morreu no exílio, em Paris, em 1900. Foi sempre um aluno brilhante, quer em Dublin, quer em Oxford. 

Pelo seu talento e instinto publicitário, tornou-se conhecido no meio literário. Além de escrever vários livros para crianças, em 1891 publicou seu único romance “O Retrato de Dorian Gray”.

São também obas suas: “Poemas, O Leque de Lady Windermere, A Importância de ser Prudente, Salomé, Um Marido Ideal, De Profundis e A Balada do Cárcere de Reading”.

 

“No conto que dá nome ao livro “O  Fantasma de Canterville”, um fantasma habilidoso vê o feitiço virar contra o feiticeiro quando – na própria casa que ele “assombrava” – é aterrorizado por seus novos proprietários americanos. Já em “O Crime de Lorde Arthur Savile”, um quiromante vê um assassinato ao ler as mãos de Lorde Arthur, que só enxerga uma solução possível cumprir seu destino antes de se casar com seu grande amor, a doce e inocente Sytil. Esta seleção inclui ainda “O amigo Devotado”; o comovente “O Príncipe Feliz”, um dos mais populares contos infantis de Wilde; “O Retrato do Sr.W.H.”, um brilhante e erudito trabalho de investigação, entre outros”. 

Escritos entre 1887 e 1891, no auge de sua força criativa, estes oito contos confirmam a reputação de Oscar Wilde como um mestre na arte de contar histórias, com seu senso de humor, sua inteligência rápida e sua espirituosa dissecação da sociedade vitoriana. Eles revelam também sua compaixão pelos pobres e oprimidos que, na época, eram totalmente ignorados pelo poder oficial. 

No “Fantasma de Canterville”, encontramos ótimas e atraentes histórias que merecem ser lidas, com mais de vinte personagens como Lady Wender, Sophia, Lord Arthur Saville, Lady Flora, Sr. Thomas, Sybil, Sr. Merton, Podgers, Gladys e muitos outros. O livro tem 198 páginas de boas e atraentes histórias, que merecem ser lidas, com destaque para o título: O pescador e sua alma.

 

                        Recomendo a leitura de “O Fantasma de Canterville”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs