segunda-feira, 4 de março de 2019

O CORCUNDA DE NOTRE DAME



Resenha por João de  Carvalho

Título: O Corcunda de Notre Dame
Autor: Victor Hugo
Editora: Zahar
Páginas: 496
1ª publicação 1831

Apreciação: 5/5

Resenha:

Victor Marie Hugo (26/02/1802 a 22/05/1885) foi um gênio da literatura francesa. Um escritor universal. O imperador do Brasil, D. Pedro II amante e conhecedor das letras e das ciências de sua época mantinha correspondência com os mais famosos escritores e cientistas daquele tempo. Numa viagem a Paris, em 1877, o Monarca convidou Victor Hugo para visitá-lo em um hotel onde se hospedara. O escritor recusou por quê? Porque era defensor da república e da liberdade de pensamento. Então o imperador tomou a iniciativa de visitá-lo, em sua casa. Eram amigos!

São deste notável escritor as preciosas e conhecidas obras de grande apreço e aceitação mundial: Os Miseráveis e Napoleão o Pequeno, entre muitas outras.

Em seu funeral, cujo sepultamento foi no Pantheon de Paris, compareceram mais de um milhão de admiradores. Um recorde para sua época, dizem os comentaristas.

Hoje, quero destacar com entusiasmo, o seu famoso livro “O Corcunda de Notre Dame”. É a história de uma cigana chamada Esmeralda, dançarina das ruas de Paris, nascida Agnes, mas que se tornou famosa pelo primeiro nome. No livro a vilã é “Flor de Lis”. Esmeralda é condenada à morte pelo rei Luís XI, mas é resgatada por Quasínodo que nutria por ela um amor puro. Por sua vez Frollo, arcediago da Catedral amava-a com paixão. Há cenas de tentativa de enforcamento da jovem cigana, salva pela atuação do seu verdadeiro e real admirador. No enredo, Frollo sucumbe pela força e destreza do sineiro da Catedral.Eu me recordo que no filme o ator Anthony Quinn fez, com brilhantismo o papel do Corcunda.

Em suma, o enredo da Obra é sedutor, a despeito de ser o livro bem conhecido.

Victor Hugo, escritor atento à política e ao sistema governamental de seu tempo, explorou, com categoria e beleza expositiva, a narrativa dos fatos mais reais de sua obra, como: a vida dos ciganos (alvo dos poderes públicos!); os mendigos de Paris; o valor histórico da Catedral de Paris; a soldadesca criminosa e impune que servia ao rei; a fidelidade de um homem deformado, mas de nobres atitudes; a maldade de Cláudio Frollo dono do poder religioso, e o conflito amoroso de “Flor de Lis” que amava “Febo”, o qual era também amado por Esmeralda.

O fato é que em 1837, o rei Luís Felipe conferiu a Victor Hugo o título de O Grande Oficial da Legião de Honra. Conclui também que este escritor admirável frequentou sessões espíritas, após a morte de sua filha grávida, em 1843. Foi um escritor vitorioso em suas múltiplas obras.

Recomendo a leitura deste livro, superatraente para os amantes de uma  deliciosa narrativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs