quinta-feira, 21 de maio de 2020

RESSURREIÇÃO


Resenha por João de Carvalho

Título: Ressurreição
Autor: Machado de Assis
Editora: Martin Claret
páginas: 164

Pontuação: 5/5

Apreciação:

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) nasceu no Rio de Janeiro, passando sua infância e adolescência no Morro do Livramento. Falecendo sua mãe e irmã, ficou sob os cuidados de uma Lavadeira, sua madrasta, chamada Maria Inês.

Como Tipógrafo ficou conhecendo vários escritores. No Jornal da Tarde lança seu primeiro romance “Ressurreição” (1872). Tendo a crítica da época reconhecido seu valor literário, o escritor cresceu perante ao público. Surgiram os livros dele!

Foi fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras) e presidente da mesma. Teve uma fase romântica e outra realista com destaque em ambas. Na Academia está erguida, hoje, sua estátua retratando-o na “Cadeira dos Imortais”.

Ressurreição é um romance onde, mais que intriga, estuda o caráter e o comportamento dos personagens, que são os seguintes: Félix, Lívia, Batista, Clara, Meneses, Raquel, Viana e Cecília. No andamento do enredo, que é excelente, os conflitos aparecem em face do ciúme excessivo do protagonista principal chamado Félix. Tudo por causa de Lívia. Pode-se dizer que, para apimentar o romance, surge um comparsa criando-se um triângulo amoroso.

Machado de Assis, bruxo do Cosme Velho, movimenta de forma aquecida esta tríplice relação, jogando com excelência a presença dos demais personagens. Amor, suspense, submissão, amizade, despeito, dúvida, paixão, indiferença e interesse, são sentimentos que cimentam o conteúdo de relações amorosas no contexto do romance. Lívia é uma viúva nova, mas é apaixonante e cativante. Félix não resistiu a esses encantos e beleza.

O romance “Ressurreição”, sem adentrar no seu enredo, põe em ação o mesmo vigor de um Shakespeare. O que vale é o relacionamento entre os personagens. O ciúme é a mola mestra do Livro, cuja expressão sublime está em Félix, um bon-vivant da trama romântica, explorada com competência, força e beleza pelo autor Machado de Assis, com narração em 3ª pessoa.

Qual o final não sei! Melhor você ler. A trama é simples, mas cativante: ciúmes, traição, perigo, decepções. O livro tem seu ápice!

 Recomendo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs