terça-feira, 13 de agosto de 2024

O LIVRO DOS NOMES PERDIDOS

Resenha por João de Carvalho


Título:  O LIVRO DOS NOMES PERDIDOS

Autora: Kristin Harmel

Editora: Melhoramentos Ltda.

Edição:  

Ano:      2022

Páginas: 317


Pontuação: 5/5 

Apreciação:

 

Kristin Harmel é autora best-seller do New York Times e do USA Today, tendo publicado mais de dez livros de sucesso, traduzidos para mais de trinta idiomas. Jornalista e ex-repórter da revista People, ela também idealizou e é coapresentadora da websérie Friends & Fiction. Ela vive em Orlando, na Flórida. 

Quando vê um artigo no jornal sobre o Livro dos Nomes Perdidos, Eva fica em choque e se recorda imediatamente do seu passado. 

O artigo discute o saque de bibliotecas pelos nazistas em toda a Europa durante a Segunda Guerra Mundial – uma experiência da qual Eva se lembra muito bem – e a busca para levar de volta os objetos roubados aos seus donos originais. 

Eva sabe que apenas ela tem a resposta. 

Nascida em uma família judia e estudante de pós-graduação, Eva foi forçada a fugir de Paris em 1942, encontrando refúgio em uma pequena cidade na zona livre, região desocupada pelos nazistas. Lá, ela começou a falsificar documentos de identidade para crianças judias que fugiam para a Suíça. 

Mas apagar as pessoas tem um preço e, em conjunto com o charmoso (e misterioso) falsificador Remy, Eva decide que deve encontrar uma maneira de preservar os nomes reais das crianças, jovens demais para se lembrarem de quem realmente são. 

Um romance envolvente e emocionante, que tem tudo para arrebatar os fãs de A menina que roubava livros e A rede de Alice.  O livro dos nomes perdidos é um testemunho da resiliência humana e do poder da bravura e do amor diante do mal. 

Este livro é 'uma história de partir o coração sobre sobrevivência e heroísmo'.

Inspirado na fascinante história real de uma jovem que, em plena segunda guerra mundial, ajudou centenas de crianças judias a fugirem dos nazistas graças ao talento para falsificação de documentos." 

São 32 capítulos em 306 páginas que atraem o leitor, sem interrupção de seus sentimentos, cada vez mais fortes e mais vivos. O livro é um “Best-seller” do NewYork Times. Eva Traube Abrams, que vive na Flórida, e que revive as memórias de um doloroso passado. 

Recomendo a leitura deste fascinante livro.