terça-feira, 2 de abril de 2019

O ESPETÁCULO DA CORRUPÇÃO


Resenha por João de Carvalho


Título: O Espetáculo da Corrupção
Autor: Walfrido Warde
Editora: Leya
Ano de publicação:  2018
Páginas: 137

Apreciação: 4/5

Resenha:
Walfrido Warde, escritor deste livro, é reconhecido advogado especializado em litígios empresariais, autor de outros livros. É presidente do IRRE (Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresas). Há um esclarecedor capítulo sobre a Máfia, em vários países.

Em “O Espetáculo da Corrupção, ele combina tanto a análise dos efeitos devastadores de um sistema corrupto quanto a crítica ao modo como temos lutado contra a roubalheira. Para combater a corrupção, segundo o autor, destruímos o capitalismo, demonizamos a política, expomos nossas leis ao ridículo e levamos as instituições a um descrédito que flerta com o irreversível.

O autor critica um sistema que acaba unindo policiais, auditores, promotores, juízes e outros membros da burocracia de controle estatal envolvidos no combate à corrupção. Denuncia a falta de planejamento, a espetacularização e o moralismo que, segundo ele, tem sido regra nas ações anticorrupção – como a Operação Lava Jato.

Assim como o câncer, a corrupção é um mal devastador. Transforma o Estado e suas funções em produtos postos à venda no mercado. Contamina os três poderes, prejudica o desenvolvimento, aprofunda a desigualdade e afronta a dignidade das pessoas e do País. Mas enfrentar esse mal exige soluções capazes de evitar os efeitos colaterais do sistema criado para combatê-lo: a demonização da política, a destruição das empresas, a espetacularização e a desmoralização das instituições.

O autor defende que a punição se concentre nos administradores corruptos, preservando as empresas e os empregos. Para ele, um combate adequado tem de atacar as causas. E as causas, afirma, resumem-se em grande medida à falta de regulação adequada do lobby, determinante para a infiltração do crime organizado nas estruturas do Estado”.

Em suma, a corrupção, como um câncer, é como o desmoronamento de uma barragem da Vale, acaba com tudo que alcança e contamina os três poderes, prejudica a todos e a tudo.

É uma Leitura interessante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs