terça-feira, 9 de abril de 2019

A ESPIÃ


Resenha por João de Carvalho


Título: A Espiã
Autor: Paulo Coelho
Editora: Schwarcz S.A.
Ano de publicação: 2016
Páginas: 180

Apreciação: 5/5

Resenha:

Paulo Coelho é um escritor de categoria nacional e internacional. No Brasil pertence à Academia Brasileira de Letras, desde 2002, sabendo-se que em 2007 tornou-se mensageiro da paz das Nações Unidas. Seus livros invadiram o mundo, e foram vendidos 210 milhões de exemplares. Sabemos também que o seu clássico “O Alquimista” é o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos, dizem os comentaristas de suas obras. Nascido em 1947, no Rio de Janeiro, foi, antes de dedicar-se à literatura, diretor de teatro, dramaturgo, compositor e jornalista. Atualmente, mais de 170 países conhecem alguma de suas obras, já vertidas para 81 idiomas.

É, na verdade, um grande fenômeno internacional. Eu faço parte, como leitor, daqueles que o admiram e gosto de comentar suas obras. Mas, há dois destaques que entendo oportuno registrar, na sua brilhante vida literária, honrando positivamente o Brasil, quando conquistou estes dois prêmios: “O Crystal Award (do Fórum Econômico Mundial) e o título de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra”.

Hoje, destaco seu mais recente livro intitulado “A Espiã”, com uma atraente capa. Assunto baseado em fatos reais. É um romance. “A personagem Mata Hari (Margaretha Zelle), famosa bailarina exótica, conhecida em toda a Europa, fora acusada e condenada por crime de espionagem. Embora tenha alegado inocência até o último momento, o tribunal não lhe deu ouvido. Até mesmo o homem que a amou testemunhou contra ela. Mas, há ainda uma esperança, uma única esperança.” Qual?  Por quê?  Quando?

O fato é que, neste livro, Paulo Coelho, com grande habilidade, com uma narrativa envolvente, profunda, reconstitui a história desta admirável mulher. Li e gostei. Acredito que ele consegue, nestas páginas, segurar o leitor até o fim, mostrando a personagem bonita, atraente, atual e sempre histórico-descritiva. A imagem da mulher ganha valor, admiração pela sua carismática atuação no romance “A Espiã”.

 Aconselho a Leitura. Vale a pena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs