sábado, 20 de agosto de 2016

AS IRMÃS ROMANOV - A vida das filhas do último Tsar

Resenha por Mara Carvalho

Livro: As irmãs Romanov
Subtítulo: A vida das filhas do último Tsar
Autora: Helen Rappaport
Ano de publicação: 2016
Editora: Objetiva
Páginas: 523

Pontuação: 5/5
  
Resenha :


Uma biografia maravilhosa!

A autora Helen Rappaport fez uma pesquisa minuciosa sobre a vida das princesas Romanov, filhas do Tsar Nicolau Romanov e de Aleksandra Deódorovna, imperatriz da Rússia.

O livro inicia com história da família de Aleksandra, Alix. Ela era filha de Alice e neta da rainha Vitória da Inglaterra.

Quando Aleksandra foi para Rússia para o casamento de sua irmã Ella em 1884, o herdeiro do trono russo se afeiçoou a ela. Naquela época Alix estava com apenas 12 anos de idade e ele com 16. Os dois se casaram somente em 1895 e, para que ela pudesse ser a imperatriz da Rússia,  Alix teve de se converter à religião Ortodoxa Russa.

Desta união nasceram 5 filhos: Olga, Tatiana, Maria, Anastácia e Alexei(único filho homem). Mas antes que o filho homem nascesse a imperatriz sofreu todo tipo de constrangimento por não conseguir dar à Rússia o tão esperado herdeiro. Cada filha que nascia 101 salvas de tiros eram disparados em comemoração ao nascimento.

Tamanho era a expectativa pela chegada de um herdeiro homem que todos da cidade se davam ao trabalho de contar as salvas para descobrir se era menino ou menina. “As pessoas abriram suas janelas, outros correram à rua para escutar e contar as salvas”.

Aleksandra se referia às filhas como “Seu trevo de quatro folhas”.

Somente quando Alexei nasceu foram dadas 301 salvas de tiro, para alegria do povo.
Para infelicidade da família, Alexei nasceu com hemofilia (Doença genética que acometeu alguns familiares de Aleksandra). A doença foi um pesadelo durante toda a vida da criança e os pais resolveram esconder dos russos e do mundo a doença do filho.

Uma figura interessante na vida da família Romanov era Grigóri Raspútin, um tipo de curandeiro espiritual que agia nos momentos em que Alexei sofria com a hemofilia. A família ficou meio que dependente dele, como se fosse o mantenedor da vida de Alexei.

Em Tsárskoe Seló a família Romanov passou a maior parte da vida. Era um tipo de reclusão por causa da revolução russa. O Tsar e a Tsarina eram constantemente ameaçados e viviam sob forte proteção militar. “A família vivia como prisioneiros em luxuosos palácios”, desta forma as grã-duquesas Romanov tinham pouquíssimo contato com outras pessoas e pouquíssimos amigos.

Com a abdicação de Nicolau, a família Romanov é colocada em prisão domiciliar. Tempos mais tarde os Bolcheviques (revolucionários linha dura) levam a família para uma fortaleza em Ecaterimburgo. A casa é denominada “A casa de propósito especial”.

A vida das jovens desde o nascimento até a execução em 1918 está muito bem retratada nesta obra. 

São descritos vários episódios do cotidiano da família Romanov graças aos diários redigidos com riqueza de detalhes por todos os familiares. Foram anos de diários escritos, para falar melhor fora uma vida inteira.

Um livro riquíssimo, uma biografia fantástica, eu amei o livro,  vale a pena!

Boa leitura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Querido leitor, está com dificuldade para postar um comentário?
Siga os passos:
1- Digite no quadro o seu comentário.
2- Em "comentar como" escolha a opção nome/URL e digite seu primeiro nome
3- Não precisa escrever na opção URL
4- Clique em publicar.

Se aparecer a frase "EU NÃO SOU UM ROBÔ", basta seguir as instruções e depois publique.

Bjs